segunda-feira, 29 de março de 2021

A Inauguração do Hospital Regional Regis Pacheco em Canavieiras

Desfile do Governador Regis Pacheco e Prefeito 
Osmário Cavalcanti Batista  do  Aeroporto  até  o 
Hospital   Regional   Regis   Pacheco   para   sua 
inauguração  em  06-02-1952  -    Foto  de  Autor 
Desconhecido - Canavieiras-BA  

 

Foi no dia 6 de fevereiro de fevereiro de 1952 que Canavieiras teve, finalmente, o seu Hospital inaugurado pelo governador Regis Pacheco que veio diretamente de Salvador para inaugurá-lo com o seu próprio nome.

É claro, que o prefeito, devidamente paramentado com o seu terno branco, estava presente no aeroporto para recebê-lo e desfilar com ele até ao hospital que seria inaugurado, acompanhado, obviamente, por uma filarmônica que ia tocando em homenagem ao ilustre governador. Atrás dos dois seguiam os vereadores da cidade e alguns deputados estaduais que faziam questão de mostrar presença, já pensando na próxima eleição.

Ao lado do governador, tanto no esquerdo como no direito, iam os militares que faziam a vez de ajudantes de ordens e lhe davam segurança para que ele pudesse desfilar, caminhando com tranquilidade.

O povo se amontoava ao redor desta pequena comitiva, não porque os admirava, mas porque na cidade, além de não ter opções de lazer, também nada acontecia e esse era um acontecimento que daria o que falar por muito tempo.

Tinham muitos guardas-sóis abertos para fazer sombras e amenizar o calor do sol a pino do verão canavieirense. A cena era dantesca e digna de um conto de Shakespeare, mas ficaria muito bem representado por aquela marchinha de carnaval: Lá vem o cordão dos puxa-saco, dando viva aos seus maiorais...

A inauguração do hospital era muito desejada pela população, pois o único que existia na cidade, a Santa Casa de Misericórdia, era particular, embora atendesse pesoas carentes, mas não tinha vagas suficientes para todos que desejavam atendimento médico/hospitalar.

O hospital, embora estivesse fisicamente em Canavieiras, ele foi construído para atender a uma boa parte da região sul do Estado da Bahia e tinha, em suas instalações, a quantidade de 28 leitos para internação, número além das necessidades da cidade.

Hoje em dia, com 69 anos de idade, ele ainda continua a cumprir o seu papel, atendendo a população de Canavieiras e de algumas cidades próximas e tomara que fique assim por muitos e muitos anos.


Pessoas saindo do Hospital Regis Pacheco logo 
após a sua  inauguração em    06-02-1952  sob o 
olhar  de  um  menino  com  um  berimbau  e  um 
cachorro de rua - Foto de Autor Desconhecido



Nenhum comentário:

Postar um comentário