terça-feira, 9 de março de 2021

A Primeira Foto Panorâmica Conhecida do Cais do Porto de Canavieiras

Primeira panorâmica conhecida do Cais do Porto
 de Canavieiras - Década de 1910 - Foto de Autor 
Deconhecido - Foto Restaurada por Regis Silbar


Antes de ser a Praça Doutor Eduardo Campos e muito antes de existir o Coreto da Cesta, a principal praça de Canavieiras já existia e exibia, com toda a sua simplicidade, os seus charmosos casarões comerciais, muitos dos quais não existem mais ou foram transformados, de uma tal forma, que são impossíveis reconhecê-los, mesmo fazendo um grande esforço para tal.

Em primeiro lugar, o mais lastimável de tudo, são os prédios que foram demolidos, com o aval da prefeitura,  para dar lugar à agência do Bradesco,  que foi erguida sem a menor harmonização com o ambiente arquitetônico em estilo art-déco e art nouveau das outras contruções existentes no ambiente do Cais do Porto, foi um grande crime contra a arquitetura e a história de Canavieiras.

Outras construções foram erguidas, mas conservando o mesmo estilo arquitetônico do entorno do Cais do Porto e, em outras, foram adicionadas mais um andar, mas que também conservaram o estilo original, conservando, assim, a harmonia da fase inicial do Porto Grande de Canavieiras, às margens do Rio Pardo.

Como era belo o Cais do Porto de Canavieiras, com a sua arquitetura simples, porém na moda, a mesma moda que havia na Europa no mesmo período, com a maioria dos prédios em art déco e art nouveau, o que fazia do Cais do Porto, um dos lugares mais simplérios do sul do Estado da Bahia.

Hoje, a maioria das belas construções ainda estão de pé. Foram levantadas algumas imitações, mas mesmo assim, se harmonizam com o conjunto. A única excessão é a agência do Bradesco que, com o seu estilo mordenoso, agride a paisagem e não deixa os olhos admirarem o que era a mais bela paisagem da cidade. 


Primeira panorâmica conhecida do Cais do Porto 
de Canavieiras - Década de 1910 - Foto de Autor
Desconhecido - Foto restaurada e colorizada por
Regis Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário