quinta-feira, 11 de março de 2021

A Construção do Primeiro Farol de Canavieiras Foi em 1857


Páginas  6 e 7 do  Relatório das Obras  à cargo do 
engenheiro Dr. Francisco Pereira de Aguir -Obras
Gerais 


O primeiro farol de Canavieiras, se é que se pode chamar de farol uma torre sem iluminação noturna, começou a ser construído em janeiro de 1857 e começou a funcionar regularmente em novembro do mesmo ano.

Ele foi construído sob a responsabilidade do engenheiro Dr. Francisco Pereira de Aguiar e ficava na Ilha de Atalaia, próximo à foz do Rio Pardo e servia para indicar a barra do Rio Pardo aos navegantes, já que, por falta de indicações geográficas, tais como montanhas e morros, era difícil se situar durante as viagens.

O farol foi construído inteiramente de madeira e era esbranquiçado e tinha a forma de uma torre quadrada e piramidal até a sua metade, no alto da construção tinha um mastro bastante alto com uma bandeira de sinalização que tremulava contra o vento, informando a entrada da barra para o Porto Grande, em Canavieiras.

Junto ao farol tinha uma moradia, com cômodos, onde morava o responsável pelo farol com a sua família, cuja finalidade, conforme a Capitania dos Portos, era cuidar da conservação da edificação do farol.

Hoje em dia não existe mais nenhum vestígio deste primitivo farol de 1857. Também não sabemos quando este farol deixou de funcionar e qual a razão da sua desativação: se foi por desmoronamento ou porque a construção ficou em ruínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário