Os Rochedos de São Pedro e São Paulo, também conhecidos popularmente como Penedo de São Pedro e São Paulo, hoje denominados oficialmente Arquipélago de São Pedro e São Paulo são formações rochosas no meio do Oceano Atlântico, a 986 quilometros da parte mais próxima do continente americano.
Esses rochedos, por não terem sinalização, eram um perigo constante à navegação e, por este motivo, o governo resolveu instalar um farol para que a navegação ficasse alertada do grande perigo, pois muitos navios foram a pique em razão de sua tripulação não conseguir visualizar os rochedos em tempo hábil.
Em 1930, o Destroyer Tender Belmonte, navio com 110,08 metros de comprimento e movido a carvão, fabricado na Alemanha em 1912 pelo estaleiro AG Neptun Rostock, com casco #326 e batizado originalmente com o nome de Valesia, partiu para os Rochedos de São Pedro e São Paulo para executar a instalação do farol, sob o comando do Capitão de Fragata Álvaro Nogueira da Gama.
Este navio, foi arrestado em 1917, na Primeira Guerra Mundial, quando atracado no Porto de Santos e foi incorporado primeiramente ao Lloyd Brasileiro com o nome de Palmares mas, logo depois, foi transferido para a Marinha do Brasil pela ordem 840, de 08-02-1918, quando adotou o nome de Belmonte, mas era conhecido também pelo nome de Guiomar Novais. pois como a grande pianista, em cada porto parava e fazia um conserto.
Este navio, foi arrestado em 1917, na Primeira Guerra Mundial, quando atracado no Porto de Santos e foi incorporado primeiramente ao Lloyd Brasileiro com o nome de Palmares mas, logo depois, foi transferido para a Marinha do Brasil pela ordem 840, de 08-02-1918, quando adotou o nome de Belmonte, mas era conhecido também pelo nome de Guiomar Novais. pois como a grande pianista, em cada porto parava e fazia um conserto.
Foto 3 - Rochedos de São Pedro e São Paulo Vistos do Destroyer Tender Belmonte, Durante Aproximação em 21-09-1930 - Foto de Cleómenes de Lyro Barboza |
Durante a II Grande Guerra, o Destroyer Tender Belmonte serviu à Marinha do Brasil na assistência aos navios da FNN (Força Naval do Nordeste). Essa força foi criada em 5 de outubro de 1942 e sua função era proteger os navios mercantes que circulavam entre o Mar do Caribe e a costa sul brasileira transportando mercadorias.
A instalação do farol foi iniciado em setembro de 1930 pela tripulação do Destroyer Tender Belmonte, mas o trabalho foi interrompido pela eclosão da Revolução de 1930. O golpe, iniciado em de 03-10-1930, destituiu em 24-10-1930 o presidente Washinton Luis e impediu a posse do presidente eleito Julio Prestes.
A instalação do farol foi iniciado em setembro de 1930 pela tripulação do Destroyer Tender Belmonte, mas o trabalho foi interrompido pela eclosão da Revolução de 1930. O golpe, iniciado em de 03-10-1930, destituiu em 24-10-1930 o presidente Washinton Luis e impediu a posse do presidente eleito Julio Prestes.
Foto 4 - Desembarque do Material do Farol nos Rochedos de São Pedro e São Paulo, Pela Guarnição do Destroyer Tender Belmonte em 24-09-1930 - Foto de Cleómenes de Lyro Barboza |
A instalação do farol, devido a esses percalços, só foi concluído em 1931, mas teve uma vida breve, pois um terremoto o destruiu em 1933, sendo então abandonado. Nestas ilhotas, por sua formação geológica, os terremotos são constantes, o que não acontece em outras partes do território brasileiro.
Há poucos registros da expedição para a instalação do primeiro farol nos Rochedos de São Pedro e São Paulo em 1930, porém o canavieirense Cleómenes de Lyro Barboza, que também assinava como Cleómenes Ribeiro Barbosa e era conhecido simplesmente como Ribeiro, um dos tripulantes do Destroyer Tender Belmonte, fotógrafo amador, fez as fotos históricas abaixo, documentando a viagem e o desembarque do material do farol. As anotações constantes no verso de cada foto foram transcritas abaixo, retratando assim, o espírito e as emoções do fotógrafo na ocasião.
Foto 5 - Rochedos de São Pedro e São Paulo no Dia 08-10-1930 - Foto de Cleómenes de Lyro Barboza |
Prezado Régis,
ResponderExcluirli com imenso interesse seu texto sobre o fotógrafo de Canavieiras, que esteve à bordo do tender Belmonte. Sou professor de História da UFRN (Natal) e desenvolvo projeto de pesquisa sobre o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, e estou procurando material sobre o Belmonte e sobre essa missão destinada a colocar o farol nos rochedos. O produto final dessa pesquisa será um livro e um documentário. Tenho algumas fotografias dessas obtidas na Marinha. Mas gostaria de saber mais sobre esse fotógrafo, dados da biografia dele, informações sobre porque ele estava na missão etc.
Peço a gentileza de se puder me ajudar com algum dado sobre ele, me informar.
Grato,
raimundo arrais
raimundoarrais@ig.com.br