sábado, 23 de abril de 2011

Ruínas Históricas de Canavieiras - Um Caso de Descaso Público

Ruínas de Casario Histórico de Canavieiras em 
Completo Abandono - Foto de Regis Silbar


Canavieiras é uma cidade histórica da fase áurea do cacau e da lavra do ouro e diamante no Rio Salobro e, por isso, ela tem que ser conservada para a posteridade com o seu casario característico e peculiar das antigas e ricas cidades do sul da Bahia.

Mas não é isto que vem acontecendo, pois a sua administração não cuida do patrimônio histórico e cultural da cidade, deixando à própria sorte os monumentos que fazem da cidade um recanto bucólico e aconchegante, agradável aos turistas que visitam a cidade.

No casario do Centro Histórico, no cais do porto, o descaso é total, com árvores nascendo nas paredes centenárias dos prédios, com suas raízes entrando profundamente entre os tijolos, dilacerando as paredes e colocando em risco a vida dos turistas e da população local que transitam na viela que fica entre a Praça da Cesta e o cais de embarque para a lama negra e a cidade de Belmonte.

Quando o povo deixará de eleger esses políticos que não têem nenhum comprometimento com a cidade? Porque se tivessem não deixariam acontecer coisas deste tipo, porque a conservação dos monumentos históricos não custa caro à prefeitura, o que custa caro é a sua destruição ou a sua restauração depois de já estar caindo aos pedaços.

Pobre da cidade que não tem um jornal vigilante que denuncia a inércia, a inoperância e o descaso dos seus governantes. Aquele jornal que só dá boas notícias e notícias que só agrada à administração da cidade não é um bom jornal, pois só serve aos interesses políticos de quem está no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário