sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prédios Históricos da Praça do Cacau - Canavieiras-BA


Prédio  Antigo  na Praça do Cacau  Reformado 
em Seu Lado  Esquerdo e Restaurado no Seu 
Lado Direito - Compare com a Foto Abaixo
 - Foto de Regis Silbar em 2011

A Praça do Cacau, em Canavieiras-BA, está situada no Centro Histórico da cidade, que, por motivos políticos não muito bem esclarecidos, foi batizada com o nome de um ex-governador que possui uma casa de veraneio na cidade.

Esta praça é emoldurada por prédios antigos, fornecendo um ambiente que nos leva ao passado resplandecente da fase áurea do cacau.

Nesta praça, por ser a principal da cidade no início do século XX, acontecia a maior parte das festividades e concentrações populares para comemorações.



Praça do Cacau em Dia de festa Popular, Onde se Vê
 o Mesmo Casario da Foto Anterior - Foto da Primeira
 Metade do Século XX - Autor Não Identificado


É uma pena que a prefeitura da cidade não tenha tomado as devidas providências para a conservação dos prédios que fazem parte do conjunto arquitetônico da Praça do Cacau.

Este desleixo tem cooperado para a destruição e descaracterização dos monumentos que compõem  o conjunto da praça em seu todo.


Felizmente, o prédio da segunda foto ainda conserva todas as características visuais externas constantes na foto tirada na primeira metade do século XX, O mesmo não acontece na casa que está ao seu lado, que foi reformada em estilo modernoso.


Praça do Cacau com Diversos Prédios do Tempo
 da Fase Áurea do Cacau - Foto de Regis Silbar


A Praça do Cacau é uma praça bonita, mas, atualmente, com poucos pés de cacau, diferente do aspecto que ela tinha na década de cinquenta do século passado.


Uma característica desta praça, no passado, era ter dois açougues, um deles tinha o nome de Machado ou Dois Machados. O outro, era o Açougue Municipal, localizado em um prédio de esquina, abaixo retratado, mas hoje, no mesmo lugar, funciona uma repartição militar.

Também funciona nesta praça um Consultório Odontológico em um prédio amarelo (à direita da terceira foto), cuja reforma, feita incorretamente, sem embargo da prefeitura, descaracterizou o conjunto arquitetônico da Praça do Cacau.


Prédio Onde Funcionava o Açougue Municipal na
 Praça do Cacau, Hoje Uma Repartição Militar - 
Foto de Regis Silbar - 2011




.


Um comentário:

  1. Canavieiras sempre vai ser uma cidade onde ajudou o Brasil a crescer!!!Só precisamos de politicos que tenha uma visão de crescimento historico e turistico.
    Cláudio Silva

    ResponderExcluir