sexta-feira, 8 de julho de 2011

As Ruas Pavimentadas com Piaçava em Canavieiras

Piaçaveiro - Attalea Funifera - Outrora 
Uma das Riquezas de Canavieiras 


Até meados do século passado, era comum, em Canavieiras, o uso de uma pavimentação rudimentar, à base de fibras da palmeira "Attalea Funifera", a nossa conhecida piaçava, que eram e ainda são usadas para a confecção de vassouras e outros apetrechos de uso doméstico e industrial . 

Essa pavimentação, consistia no espalhamento dos fardos de fibras longas da palmeira sobre o areial que até então tomava conta de quase todas as ruas da cidade. Embora rudimentar, ela servia, principalmente, para evitar que os poucos carros que transitavam pela cidade atolassem nas areias de seus logradouros.

As fibras da piaçaveira, cumpriram o seu papel, pois elas realmente evitavam, de maneira muito segura, que qualquer carro atolasse, pois quando elas eram jogadas na rua, se trançavam, formando uma malha que não deixava os pneus do carro entrarem em contato direto com a areia.

É claro que as fibras de piaçava não eram jogadas por toda a cidade, mas apenas em alguns trechos mais movimentados das ruas de areia, porque em outras partes da cidade, as ruas eram cobertas por capim-de-corda, também chamado de capim-cipó, que desempenhava o mesmo papel, pois impedia o contato dos pneus dos carros com a areia.

Muita gente ainda se lembra desta parte da história da cidade e a importância que a piaçava exerceu, ao  impedir o atolamento dos carros nas areias brancas e finas que atualmente ficam sob o calçamento das ruas da cidade.

Fardos de Fibras Muito Longas de Piaçava , 
sem   Cortes,   Iguais   às    Que    Um    Dia  
Pavimentaram  Canavieiras  em  Meados  do
 Século Passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário