terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aeroclube de Canavieiras - Fotos Antigas e Históricas - Parte VI

Aeroclube de Canavieiras - Década de 50 - Foto
 de Autor Desconhecido


O Aeroclube de Canavieiras, no Estado da Bahia, foi autorizado a funcionar através de despacho do Ministro Armando Trompowsky, publicado na página 5 da seção 1 do Diário Oficial da União em 18 de fevereiro de 1949.

Ele funcionava, na segunda metade do século passado, no Aeroporto de Canavieiras, onde tinha o seu hangar, que por sinal, era muito grande para a época e era encimado por um grande letreiro, onde se lia "Aeroclube de Canavieiras - Hangar".

O Aeroclube de Canavieiras era muito movimentado, pois o seu estacionamento estava sempre com muitas aeronaves, que eram, em sua maioria, de propriedade dos grandes fazendeiros de cacau. Também era grande a movimentação de pousos e decolagens de pequenas aeronaves, vindas de outras regiões, pois Canavieiras era, na época, um importante centro.     

Este grande número de aeronaves estava diretamente ligada ao fato de que, nesta época, Canavieiras era desprovida de ligações terrestres com outras cidades. Até para Belmonte, que é muito próxima à Canavieiras, o meio mais utilizado de deslocamento era o avião.

Hoje, até o aeroporto, que no passado, era a glória de Canavieiras, está abandonado, sem uso e faz apenas parte de um história que não volta mais. Talvez, no futuro, com o desenvolvimento do turismo, ele seja reativado e volte aos seus dias de glória. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário