domingo, 12 de agosto de 2012

São Boaventura e Suas Igrejas - Fotos Antigas e Históricas de Canavieiras - Parte IV

Antiga  Capela  de  São  Boaventura  na  Praça  da 
Bandeira  em  Canavieiras  -  Demolida  -  Primeira 
Metade do Século XX - Foto de Autor Desconhecido


Primeiro foi a igreja do Puxim, que serviu de abrigo e morada à imagem de São Boaventura até a sua transferência definitiva para a Ilha de Canavieiras. Esta igreja deveria ter sido muito simples pois o povoado do Puxim estava no seu início e não dispunha de muito dinheiro, mesmo que fosse para fins religiosos.

Também não sabemos para onde foi levada e onde ficou a imagem de São Boaventura até a construção de sua capela, na Praça da Bandeira, no Centro Histórico de Canavieiras.

Quando a sua capela ficou pronta, a imagem tomou o seu lugar no altar, onde ficou durante um longo período, até ser novamente transferida para o lugar onde está até hoje: a Igreja Matriz na Praça de São Boaventura.

Pode ser que exista outras fotos da capela, mas só temos conhecimento desta e, portanto, mesmo que existam outras, esta foto não deixa de ter a sua importância histórica, pois além de ser antiga, ela foi muito bem tirada e retrata um monumento que não existe mais.  

Praça  e  Igreja  de  São Boaventura  Pouco Tempo 
Depois de Sua Inauguração - Canavieiras - Primeira
 Metade do Século XX - Foto de Autor Desconhecido 

Por último foi a Igreja Matriz, cuja construção todos nos conhecemos, mas o que não existe mais é o seu entorno, um descampado que serviu de moldura para o templo durante as suas primeiras décadas de existência. Era um vasto areal, onde em alguns pontos surgia o capim-de-corda com o seu tom característico de verde, dando um charme especial ao lugar.

No meio da praça existia um coreto redondo, com oito postes trabalhados, com um ponto de iluminação em cada um, que se sobressaia como o único elemento no meio da praça. Ela, a praça, era sempre deserta, só tendo algum movimento nos dias de missa ou quando haviam festividades religiosas.

Atualmente a igreja ainda mantêm a beleza de seus primeiros dias, mas seria muito mais bela se todas as suas características originais tivessem sido mantidas. A comunidade de Canavieiras deve ficar atenta para que os seus bens históricos não sejam destruídos ou modificados por pessoas que estão apenas de passagem pela cidade. Principalmente se este bem for a sua Igreja Matriz.


Igreja de São Boaventura, Tendo em Primeiro Plano
 o   Coreto  da  Praça  da  Igreja  em  Canavieiras  -  
Primeira  Metade  do  Século  XX  -  Foto  de  Autor
 Desconhecido


Estas fotos foram compiladas do "site" http://www.canavieiras.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário