sábado, 11 de agosto de 2012

O Porto do Rio Pardo - Fotos Antigas e Históricas de Canavieiras - Parte III


Porto de Canavieiras no Início do século XX - Foto
 de Autor Desconhecido


Há uma ausência quase completa de fotos que documentem os primeiros casarios do Porto de Canavieiras, pois no início do século XX, a fotografia tinha acabado de ser introduzida no Brasil e, devido ao seu alto custo, a preferência era para fotos de pessoas em datas especiais, onde a família se reunia e o grupo era retratado para a posteridade.


Porto de Canavieiras no Início do século XX - Foto
 de Autor Desconhecido

As fotos paisagísticas só começaram a ser feitas, com mais frequência, alguns anos mais tarde e, por este motivo, as fotos aqui expostas, são verdadeiras raridades e jóias de nossa cultura, pois retratam uma época, onde tirar uma foto externa, ainda era um árduo trabalho.   

Porto de Canavieiras no Início do século XX - Foto
 de Autor Desconhecido


Como podemos observar, algumas construções ainda continuam em pé, fornecendo à cidade, as cenas paisagísticas que tanto encantam os turistas e que deveriam ser conservadas para que as gerações futuras pudessem ter noção de como foi a cidade de Canavieiras em seus primórdios.

Naquela época, o porto era somente porto, pois ainda não existia o cais, que foi construído só algum tempo depois mas, mesmo assim, o cenário já era de estimulante beleza e, por este motivo, Canavieiras foi denominada Princesinha do Sul.   


Porto de Canavieiras no Início do Século XX - Foto
 de Autor Desconhecido


Fotos compiladas do "site"  http://www.canavieiras.ba.gov.br/




Um comentário: