quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Escadaria do Hidroporto do Rio Pardo em Canavieiras

Escadaria do Cais do Rio Pardo, em Canavieiras,
  que  Era Usado  por  Usuários  de  Hidroaviões e 
Dava Acesso ao Plano da Cidade - Foto de Regis
 Silbar  


Na primeira metade do século passado, Canavieiras, embora fosse uma das cidades mais desenvolvidas, ricas e importantes do Estado da Bahia, ainda não dispunha de um aeroporto que servisse a sua população e,  por este motivo, o Rio Pardo foi usado, durante um certo período de tempo, como o único lugar disponível para o pouso de aviões e, por este motivo, só os hidroaviões podiam chegar à Canavieiras.

Assim, por não dispor de ligações rodoviárias com o resto do país, Canavieiras só tinha o Rio Pardo, que servia de porto para os navios e as demais embarcações, como também servia de hidroporto para os aviões que transportavam pessoas e cargas que, devido ao seu valor ou risco de perecimento, só poderiam vir através de aviões.


Hidroavião Amerrissado no Rio Pardo,  em Canavieiras,
 Antes da  Construção  da  Escadaria  que  Dava  Acesso
  ao  Plano  da  Cidade   -   Foto  de  Autor  Desconhecido 
Datada de 07-06-1928


Por este motivo, quando do planejamento da construção do cais do Rio Pardo, foi idealizada uma escadaria que serviria de meio de acesso para os passageiros chegarem, com segurança, ao plano da cidade. Essa mesma escadaria serviria para que as cargas pudessem ser descarregadas ou embarcadas sem o perigo de serem danificadas.

Antes da construção do Cais do Rio Pardo e, consequentemente, da sua escadaria, quem viajasse de avião tinha que transpor o lamaçal que separava o Rio Pardo da terra firme. Neste lamaçal, em tempos idos, havia um grande manguezal que beirava o rio, separando o curso d'água do vasto areal que cobria esta parte da Ilha de Canavieiras.



Hidroavião Sikorsky S-43, Prefixo PP-PAW da 
Panair do Brasil no Rio Pardo, em Canavieiras
 - Foto de Autor Desconhecido



Os hidroaviões usaram por pouco tempo esta comodidade, pois logo depois, o Aeroporto da Cidade de Canavieiras passou a operar, desativando, pouco tempo depois, o transporte aéreo feito por meio de hidroaviões e, consequentemente, o uso da escadaria feita especialmente para servi-los.

Deste tempo, ficou não só a lembrança, pois a escadaria ainda continua lá e deveria ser uma das grandes atrações turísticas da cidade de Canavieiras, pois no Brasil, pouca coisa sobrou que lembre este tempo. O   tempo em que os hidroaviões varriam o céu do Brasil.


Para fins turísticos, a cidade de Canavieiras deveria colocar no espaço entre o antigo Cais da Bahiana e a Ponte do Lloyd um painel com fotos de aviões amerrissados no Rio Pardo e uma placa na escadaria indicando por qual motivo ela foi construída. Por tudo isto, Canavieiras é o que podemos chamar de uma grande cidade histórica.  



Hidroavião no Rio Pardo,  em  Canavieiras,  Antes 
da Construção do  Cais  e  da Sua Escadaria  para
  Embarque e Desembarque de Passageiros e Cargas 
dos Hidroaviões - Foto de Autor Desconhecido 
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário