Rio Jequitinhonha com a Pequena Cidade de Belmonte ao Fundo - Foto de Regis Silbar |
Quem se chega a Belmonte vindo de Canavieiras pelos canais fluviais que ligam as duas cidades, a primeira imagem que aparece são as das três grandes antenas telefônicas que se destacam, subindo muito além do horizonte e que são as mais altas edificações da cidade.
Mas, quando já estamos no meio do Rio Jequitinhonha, o rio que banha a cidade de Belmonte, já podemos ver as pequenas casas que ficam próximas ao cais do porto e que já indicam a simplicidade da cidade, mas vale a pena chegar até lá.
Antenas Telefônicas na Cidade de Belmonte Vistas a Partir do Rio Jequitinhonha - Foto de Regis Silbar |
O Rio Jequitinhonha, que banha Belmonte, é um grande rio, que durante os seus períodos de cheia, ameaça, com firmeza, a cidade, deixando a sua população temerosa com as consequências que, em algumas ocasiões, se torna realidade.
Mas, para nós, turistas, o que vale mesmo é apreciar a grandeza do rio, a sua beleza e os seus pormenores, que às vezes passam despercebidos mesmo para as pessoas mais atentas. Quando nos aproximamos ainda mais da margem do rio, a cidade fica mais perto e já podemos perceber a sua movimentação.
Casario da Cidade de Belmonte a Visto a Partir do Rio Jequitinhonha - Foto de Regis Silbar |
No porto em si, podemos ver que o número de embarcações ali ancoradas não é grande, o que significa que a cidade é um lugar pacato, parado no tempo, e que guarda, quase sem ser mexido, as relíquias de seu passado que, mesmo sendo poucas, vale a pena conhecer.
Na hora do desembarque, temos que ter cuidado, porque temos que enfrentar diretamente o rio, pois não há trapiches ou lugares especiais para desembarcar mas, mesmo assim é hora de prepararmos a máquina fotográfica para documentar a nossa vissita à cidade.
Porto da Cidade de Belmonte no Rio Jequitinhonha - Foto de Regis Silbar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário