quinta-feira, 28 de maio de 2015

Um Passeio por Belmonte - Uma Cidade ao Sul de Canavieiras

Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Padroeira
 de Belmonte - Foto de Regis Silbar 


Belmonte é uma pequena e pacata cidade, parada no tempo, ao sul de Canavieiras. Para se chegar até ela, a partir de Canavieiras, é muito fácil, basta ir até ao cais do porto e pegar uma barca que faça este trajeto, já que o mesmo é regular e feito por inúmeras embarcações.

Mas, se pretende ir de carro, estando em Canavieiras, desista, porque não existe serviço de balsa apto a transportar carros de uma cidade para outra e, por estrada, a distância de aproximadamente vinte quilômetros se transforma em quase trezentos quilômetros. Portanto, a melhor forma de se chegar até lá é através das barcas que prestam este serviço partindo do cais do porto.

Belo Coreto em Praça de Belmonte - Foto de
Regis Silbar


Belmonte é uma cidade simpática, que já viveu dias melhores quando o cacau reinava na economia da região e os coronéis do cacau também reinavam na cidade mas, agora, os tempos são outros e a cidade precisa lutar para sobreviver.

Embora a cidade não tenha um sítio histórico bem definido, muitas construções guardam o "glamour" de um passado não tão distante assim, mas que agora mostram, detalhadamente, o que a cidade foi em seus melhores dias.



Chafariz do Século XVIII, Fabricado em Glasgow,
 na  Escócia,  e  Atualmente Exposto em uma Praça
 no Centro de Belmonte - Foto de Regis Silbar

Entre as preciosidades que podemos visitar está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade, próximo à margem do Rio Jequitinhonha. Esta Igreja tem uma história bem peculiar: ela quase foi levada pelo rio, em uma grande enchente. A igreja ficou, mas o seu altar-mor foi levado pelas águas barrentas do rio.

Outra preciosidade é o farol de ferro fundido que domina a paisagem de Belmonte. Ele foi encomendado à França em 1892 e montado, na margem direita do Rio Jequitinhonha em 1901. Ele foi fabricado pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel.




Farol de Belmonte - Encomendado em 1892 e 
Montado em 1901 na Margem Direita do Rio 
Jequitinhonha - Foto de Regis Silbar

Também merece uma visita o chafariz de ferro fundido do século XVIII, situado na Praça da Bandeira. Ele foi fabricado em Glasgow, na Escócia - Reino Unido - e é um dos principais pontos turísticos da cidade, quer pela sua beleza, quer pela sua antiguidade.

A cidade também apresenta alguns coretos que enfeitam suas praças. Vale a pena conferi-los, já que a arquitetura deles são bem representativos da época em que as cidades ostentavam tais monumentos, muito raros hoje em dia.



Ruínas do Hotel São Jorge, na Avenida em Frente
 ao  Rio  Jequitinhonha - Belmonte-BA - Foto  de
Regis Silbar
      
O casario antigo de Belmonte, embora não reunidos em um só lugar, são bem bonitos e representam bem a época em que foram construídos. Alguns são muito bonitos e bem conservados, outros estão em ruínas, como o antigo Hotel São Jorge que, embora em ruínas é a construção mais bonita da cidade.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de visitar Belmonte, é um belo passeio, com uma paisagem deslumbrante, tanto na ida como na volta, envolvendo canais, águas, manguezais, aves, embarcações e muita natureza. Este conselho você deve seguir e boa viagem.



Lyra Popular de Belmonte - Belíssima Construção
 no Centro da Cidade - Foto de Regis Silbar 




Nenhum comentário:

Postar um comentário