domingo, 17 de maio de 2015

De Armazém do Cais do Porto a Ginásio Poliesportivo de Canavieiras

Quadra   Poliesportiva  de  Canavieiras   -   Antigo
  Armazém de Estocagem de Cacau para Exportação
 pelo Cais do Porto - Foto de Regis Silbar 


Ainda existe, em Canavieiras, um grande armazém que faz parte da história da cidade, pois era nele, que eram depositados montanhas de sacos de bagas secas e torradas de cacau, prontas para serem exportadas para os grandes centros mundiais de consumo.

Este armazém é uma relíquia dos dias de glória da cidade, quando grandes cargueiros entravam no Rio Pardo em direção ao Porto Grande, onde ancoravam, para serem carregados com os saborosos grãos que giravam a economia da cidade e enriquecia Salvador - a capital do estado - para onde o dinheiro era drenado.

O grande armazém, atual quadra poliesportiva, está localizado no Centro Histórico da cidade, bem em frente à Ponte do Lloyd, o que facilitava o embarque do cacau para os navios ancorados nos diversos atracadouros localizados às margens do Rio Pardo.      
    


Interior  da  Quadra  Poliesportiva  de   Canavieiras
  -  Antigo  Armazém  de  Estocagem  de  Cacau  para
 Exportação pelo Caisdo Porto - Foto de Regis Silbar 


Nestes tempos ainda não existia o hotel, hoje desativado, em frente à Ponte do Lloyd, o que permitia a livre passagem dos estivadores do armazém até os locais de embarque do cacau, já que o mesmo era provido de portas laterais, facilitando o embarque da preciosa mercadoria.      

Com o tempo, o cacau deixou de ser a principal fonte de riqueza da cidade e da região, pois uma doença causada por um fungo, a Vassoura de Bruxa, dizimou as plantações e arruinou a economia da cidade, então baseada unicamente na lavoura do cacau.

Também, com a abertura de estradas, o Porto Grande, que movimentava a cidade de Canavieiras, deixou de receber os navios cargueiros para o transporte dos grãos de cacau e o grande armazém, onde os sacos de cacau eram depositados para embarque, ficou abandonado e sem serventia.     


Antiga  Foto  Aérea de  Parte  da   Cidade de 
Canavieiras, com oArmazém  de  Estocagem
  de  Cacau Para  Exportação na  Parte Inferior  
do   Lado Direito,   em   Frente  à  Ponte  do  
Lloyd - Foto de Autor Desconhecido


O armazém, uma das construções históricas da cidade, que nos remete ao tempo do movimentado Porto de Canavieiras, foi, enfim, transformado em um lugar, onde a juventude pôde por em prática, o sonho de se transformar em atleta, dando, novamente, vida, àquele lugar que tanto fez pela cidade no passado.

Hoje, o antigo armazém é a quadra poliesportiva da cidade, onde são realizados torneios esportivos de várias modalidades e algumas festividades e solenidades onde o povo canavieirense pode exercer a sua cidadania.

Quando você visitar Canavieiras, não deixe de conhecer o prédio onde durante muitos anos funcionou o grande armazém onde era estocado o cacau para exportação. Visite Canavieiras a Princesinha do Sul.   



4 comentários:

  1. Já visitei e comentei outras postagens e mais uma vez, aqui nesta, se fala em estradas que ao serem construídas fizeram com que o Porto deixasse de receber navios.

    As estradas são dos anos 80 para cá, o fim da entrada de grandes navios data do fim dos anos 50, início dos anos 60 e se deu por conta do fechamento do canal da barra, aquela passagem do Rio Pardo para o mar, provavelmente por assoreamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Estrada Rio-Bahia, que liga o Rio de Janeiro a Salvador foi construída nas décadas de 50 e 60 (wikipedia - BR-101) e asfaltada no final da década de 60 (1968), segundo o site cidades.ibge.gob.br. Desta forma Canavieiras estava ligada com o Porto de Ilhéus através da Estrada Canavieiras-Vargito (Camacan) que tinha sido inaugurada em 03-02-1952 e BR-101 e, desta forma, o cacau passou a ser exportado pelo Porto de Ilhéus, deixando Canavieiras a ver navios.

      Excluir