sexta-feira, 1 de maio de 2015

Casa Natal - Uma Antiga e Extinta Casa Comercial de Canavieiras

Casa Natal  em  Uma Esquina  da Rua  da  Jaqueira,
 Atual  Barão de  Cotegipe  em   Canavieiras-BA em 
Meados do Século XX - Foto Garimpada na Internet


A Casa Natal foi uma antiga casa de comércio onde era vendido móveis e outros utensílios domésticos na cidade de Canavieiras, no sul do Estado da Bahia, durante um longo período, compreendido entre meados do século vinte até quase as suas últimas décadas.

Por ser uma das principais casas do gênero na cidade de Canavieiras, ela faz parte de sua história, pois durante muito tempo atendeu aos desejos de sua população em seus sonhos de consumo, atendendo desde as pessoas mais humildes, que para comprar alguma coisa, gastava todas as economias de uma vida até os mais ricos e poderosos coronéis do cacau, que primavam em mobiliar as residências com os móveis mais requintados do mercado.    


Antigo Endereço da Casa Natal no Cais do Porto,
 Centro  Histórico,  em  Canavieiras-BA - Foto de 
Sabino Primitivo - Ano de 1990 ou 1991


Um dos seus endereços foi o Cais do Porto de Canavieiras, então, na época,  o grande centro comercial da cidade, lugar onde corria o dinheiro e eram realizadas todas as transações que envolviam o valioso cacau, que era exportado para a Europa e os Estados Unidos.

O outro endereço onde a Casa Natal funcionou foi a Rua da Jaqueira, que na época era uma rua de uma fama duvidosa, onde as mulheres de vida fácil frequentava e, por isso, segundo conta a lenda, eram alugadas, para as damas de outras cidades, as famosas Camas Patentes, para que as mesmas pudessem exercer a sua nobre profissão durantes as grandes festas que aconteciam na cidade.        


Prédio  onde  Funcionou  a  Casa Natal  no Centro 
Histórico de Canavieras-BA - Foto de Regis Silbar





3 comentários:

  1. Na antiga instalação do cais do porto, comprávamos, no final dos anos 60 (com nossos pais, claro), todo o material escolar para o ano letivo e se não me engano, até os uniformes.

    ResponderExcluir
  2. Na antiga instalação do cais do porto, comprávamos, no final dos anos 60 (com nossos pais, claro), todo o material escolar para o ano letivo e se não me engano, até os uniformes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do comércio fixo, o Cais do Porto de Canavieiras, na década de 50 e 60 do século passado, era bem movimentado, pois havia uma feira, bem cedinho, ao amanhecer, onde eram vendidos beijus, bolos de puba, frutas e verduras, muitos peixes, caranguejos, siris e guaiamuns. A feira era muito frequentada. Quem chegava mais tarde não levava o que queria. Tempo bom.

      Excluir