quarta-feira, 27 de maio de 2015

Uma Maravilhosa Viagem Pelos Canais que Ligam Canavieiras à Belmonte


Manguezal Entre os Canais que Ligam Canavieiras
 à Belmonte - Foto de Regis Silbar


Uma das viagens de barco mais maravilhosas que podemos fazer está no sul do Estado da Bahia, entre as cidades de Canavieiras e Belmonte, a primeira na Costa do Cacau e a outra na Costa do Descobrimento.

Os barcos partem quando a maré está enchendo, evitando assim, os bancos de areia que pontilham os pequenos canais em que os barcos deslizam para chegar à outra cidade, as duas muito próximas uma da outra.    


Manguezal Entre os Canais que Ligam Canavieiras
 à Belmonte - Foto de Regis Silbar


A viagem dura um pouco mais de uma hora, mas pode demorar um pouco mais, de acordo com as condições climáticas do momento, mas se o barco for fretado e com o preço combinado, pode demorar o tempo que o cliente desejar, já que a paisagem é maravilhosa e o tempo passa rápido demais.

Se o tempo estiver firme, com o sol forte, como quase sempre acontece, é aconselhavel levar um chapéu e usar um bloqueador solar, já que o sol é impiedoso durante a viagem. É necessário sempre levar, no mínimo, um litro de água por pessoa.


Canal Entre Canavieiras e Belmonte Ladeado 
por Manguezais - Foto de Regis Silbar


Se viagem começar por Canavieiras, como é mais recomendável, pois a cidade oferece um suporte turístico bem maior do que Belmonte, o ponto de embarque é no Cais do Porto, mais precisamente entre os casarões em ruínas do cais e a Ponte do Lloyd, ambos ícones do turismo em nossa cidade.

Os barcos ficam ali estacionados e a viagem pode ser em barco de transporte coletivo, cuja passagem tem o preço bastante razoável, que cabe em qualquer orçamento, pois se destinam, principalmente, ao transporte de passageiros entre as cidades ou pode ser através de fretamento de um desses mesmos barcos, com o preço combinado. 


Canal Ladeado por Manguezais entre as cidades 
de Canavieiras e Belmonte - Foto de Regis Silbar 


A  viagem em si é maravilhosa,  com trechos em que os canais apresentam águas com tonalidades negras, amarelas, azuis ou pardas, com peixes, se tiver sorte, pulando na água, mostrando o ar de sua graça e com os pássaros de diversas espécies voando pelas margens e pousando na exuberante vegetação.

Durante a viagem, em trechos, a vegetação é tão baixa que os galhos balançam sobre as cabeças dos passageiros e em outros, temos que abaixar a cabeça para os que galhos não a toquem. É tudo muito belo, é fantástico. É emocionante demais.  


Canal Entre Canavieiras e Belmonte, Margeado 
por   um   Belo  Manguezal  e  um  Areal   com 
Vegetação  Típica  de  Restinga  - Foto de Regis
 Silbar



Para chegarmos à cidade de Belmonte, temos que atravessar um caudaloso rio, o Rio Jequitinhonha, que a banha. O seu porto é bem mais simples que o porto de Canavieiras, mas a cidade, até hoje parada no tempo, oferece belas construções para serem admiradas e uma bela praia para se banhar.

Quando for a Canavieiras, não deixe, em hipótese alguma, de fazer esta viagem, pois você se lembrará dela para toda a vida. Também, não esqueça de levar a sua máquina fotográfica e a sua filmadora, pois você terá muito trabalho em documentar esta bela viagem.  


Casebre às Margens de Um dos Canais que Ligam
 Canavieiras à Belmonte - Foto de Regis Silbar




Nenhum comentário:

Postar um comentário