quarta-feira, 16 de maio de 2018

As Principais Atividades Econômicas de Canavieirás no Final do Século XIX


Lavra de Diamantes no Rio Salobro -
Canavieiras -BA - Colorizado por Regis Silbar


No final do Século XIX, a pequena cidade de Canavieiras, no sul do Estado da Bahia, vivia o melhor de seus sonhos, nadava em dinheiro, tudo resultante de uma feliz conjugação de dois fatores: a cultura do cacau e a lavra de diamantes no Rio Salobro.

Tudo isto rendia muito dinheiro e a cidade se transformou em poucos anos: largas ruas e avenidas, grandes e luxuosas edificações, vastas praças e o surgimento dos primeiros automóveis que trafegavam vagarosamente pelos imensos areais que nesta época tomavam conta da maior parte da cidade.

Do cacau vinha a maior parte da renda dos poderosos coronéis do cacau que mandavam na cidade, colocando a sua força e poder na frente da lei, pois todos os obedeciam e faziam a suas vontades.

Dos diamantes vinham o dinheiro que fazia, como num passe de mágica, as grandes fortunas de alguns, os mais espertos, mas para a grande massa de infelizes que trabalhavam no garimpo à mando desses mais espertos, só restava a resignação de se contentarem com as migalhas que lhes eram oferecidas.

Deste tempo ficou as largas ruas e avenidas, as belas praças, a prefeitura e a antiga cadeira municipal, o conjunto arquitetônico do Cais do Porto e as lembranças que passam de gerações para gerações e que são, realmente, as que mais custam de serem apagadas.    


Colheita do Cacau - Canavieiras-BA - Foto
Colorizada por Regis Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário