sábado, 12 de maio de 2018

Como Recuperar o Passado de Canavieiras

Foto Original - Bloco de Senhoras - Carnaval de
1937 - Rua Marechal Deodoro - Canavieiras-BA


A história de Canavieiras, a Princesinha do Sul, é contada e lembrada através de fotografias, mas muitas delas já estão em adiantado estado de deterioração e, nada mais justo que estas fotos sejam recuperadas para que, no futuro, as gerações vindouras possam ver como a nossa cidade era no passado.

Não é fácil recuperar uma fotografia, mas vale a pena, principalmente quando é para uma boa causa, que é a preservação da história da cidade, pois uma foto vale muito mais do que mil palavras.

Foto Restaurada por Regis Silbar  - Bloco
de Senhoras   -   Carnaval de 1937   -   Rua
Marechal Deodoro - Canavieiras-BA


Para recuperar uma foto deteriorada pelo tempo, o primeiro passo é digitalizá-la e depois procurar sanar as rasuras, falhas, amassados, borrões e qualquer imperfeição que esteja presente na fotografia. Depois disto tudo é só ver o resultado.

O terceiro passo é colorir a fotografia, mas com uma coloração compatível com a idade da fotografia. Não vale a pena colorir a foto como se fosse de uma fotografia recente, pois ficaria muito artificial. Veja como ficou o resultado de um trabalho condizente com a idade da fotografia de uma foto do carnaval de rua de 1937, na Rua Marechal Deodoro, em Canavieiras. 

Foto Colorizada por Regis Silbar - Bloco de
Senhoras - Carnaval de 1937 - Rua Marechal
Deodoro - Canavieiras-BA





Nenhum comentário:

Postar um comentário