sábado, 26 de maio de 2018

Ilha de Canavieiras - Uma Imensa Planície de Areia ao Nível do Mar

Planície  Arenosa  da  Ilha  de  Canavieiras  -
Data Provável da Foto: Década de 40 - Autor
Desconhecido - Colorizado por Regis Silbar


A Ilha de Canavieiras, no Estado da Bahia, onde está localizada a cidade de Canavieiras, é uma imensa planície arenosa, toda ela com vegetação típica de restinga, com ausência de grandes e exuberantes árvores nativas e onde predomina uma típica vegetação rasteira que cobre a maior parte do areal que predomina em quase toda a ilha.

Essa areia era fina e ainda em tempos recentes, se movimentava ao sabor dos ventos, formando,  logo depois dos manguezais, algumas dunas, principalmente no lado da ilha que margeia o Rio Patipe.

Estas dunas formadas pelos ventos, conseguiam se erguer solenemente a pequenas altitudes que, embora não fossem elevadas, se sobressaiam na paisagem plana da ilha.

Entre estas dunas uma se destacava e se chamava Pão de Açúcar, hoje desaparecida e que se localizava, no passado, dentro dos limites da atual Rua Pão de Açúcar, próximo às margens do Rio Patipe.

Por incrível que pareça, esta duna foi, por algum tempo, o ponto culminante da Ilha de Canavieiras, até que desapareceu por completo, nada restando de seu antigo esplendor.

Hoje, sem as dunas, a Ilha de Canavieiras está mais plana do que nunca, mas continua bonita como sempre, esperando você para conhecê-la e desfrutar de todas as comodidades.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário