quarta-feira, 30 de maio de 2018

O Motor da Usina de Luz da Rua do Mangue em Canavieiras

Motor da Usina de Luz da Rua do Mangue em
 Canavieiras-BA - Foto de Autor Desconhecido
 - Colorizado por Regis Silbar


Canavieiras, antes da Usina de Luz da Rua do Mangue, vivia só à luz de velas e de lampiões a querosene, existia também os chamados fifós que eram pequenos recipientes de vidros com pavio, também movidos a querosene.

Ferros de passar roupas só a carvão. Talvez hoje em dia poucas pessoas saibam que ferro a carvão já existiu e menos pessoas, ainda, já viram um, mas em Canavieiras, antes da usina de luz, todos o conheciam e o usavam.

Rádios elétricos só os movidos a bateria de carros. O rádio ficava geralmente na sala de estar com uma bateria de carros ao lado, no chão. Rádios de pilhas ainda não tinham sido inventados, o que aconteceu só na década de cinquenta e os primeiros rádios de pilha a chegar em Canavieiras foram os japoneses da marca Spica, que vinham envolvidos com uma capa de couro.

Geladeiras só a querosene e assim mesmo eram poucas as pessoas que a tinham pois eram artigos de luxo e só estavam nas casas das pessoas mais abastadas. Mesmo depois da Usina de Luz da Rua do Mangue ter sido inaugurada, as geladeiras de querosene continuaram a ser usadas, pois a luz elétrica só vinha à noite e por poucas horas.

À noite, quem andava pelas ruas sem iluminação, usava lanternas e velas protegidas por um papel para o vento não apagá-las. Outras pessoas andavam no escuro parecendo figuras fantasmagóricas. Quando a noite era de lua cheia, facilitava tudo, pois a visibilidade era total, mesmo na penumbra.

Em 1960 o gerador antigo foi substituído por outro (o da foto), que foi trazido de Vitória da Conquista, mas este gerador nunca funcionou a contento, parecendo mais um vagalume, pois ficava acendendo e apagando o tempo todo.

A situação só melhorou quando chegou a Canavieiras a energia vinda das hidroelétricas que abasteciam a região e foi nesta ocasião que a luz deixou de ser fraca e intermitente, passando a funcionar nas 24 horas do dia.

Depois desta época, todos os habitantes de Canavieiras passaram a ter o direito de possuir eletrodomésticos, inclusive geladeiras, que têm que funcionar o dia inteiro, sem interrupção.

Essa é a história da luz elétrica em Canavieiras, uma história que foi contada por alguém que vivenciou a história.

A Usina de Luz da Rua do Mangue Funcionou
 Neste  Prédio,   em   Canavieiras,   onde   Hoje
Funciona o INSS - Foto de Regis Silbar






Nenhum comentário:

Postar um comentário