terça-feira, 12 de julho de 2011

A Festa de São Boaventura em Canavieiras

São  Boaventura,  Padroeiro  de  Canavieiras,  em  Sua 
Igreja no Dia de Sua Festa em Algum Ano da Primeira
 Metade do Século Passado - Foto de Autor Desconhecido 


Giovanni Fidanza, foi o verdadeiro nome de São Boaventura, padroeiro de Canavieiras. Ele nasceu em Bagnoregio, no centro da península italiana em 1221 e morreu em 1274. Pertenceu à Ordem dos Frades Menores e foi cardeal de Albano, sendo canonizado em 1482, quando foi declarado doutor da igreja, com o título de Doutor Seráfico.

Desde os primórdios de sua existência, Canavieiras o têm como padroeiro, devido ao fato de sua imagem ter sido encontrada quando o povoado ainda estava em sua fase inicial. Nesta ocasião o núcleo populacional estava localizado no Puxim, sendo depois transferido para a Ilha de Canavieiras.

A sua festa é comemorada no dia 14 de julho e neste dia há grandes festividades na igreja, com uma grande  procissão pelas principais ruas da cidade e outros festejos na Praça de São Boaventura, com a participação de milhares de pessoas. O ponto alto da festa é a missa solene em homenagem ao padroeiro.

A parte profana da festa é composta por desfiles e "shows" de cantores e bandas musicais que empolgam o público constituído de nativos e turistas. Todos ficam encantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário