sábado, 9 de julho de 2011

A Lenda da Longa Caminhada de São Boaventura do Poxim até Canavieiras

São Boaventura, Padroeiro de Canavieiras - Foto de 
Cartão Postal


Quando os primeiros moradores do Puxim encontraram a imagem de São Boaventura, trataram de erigir uma capela para que os devotos pudessem prestar as suas homenagens ao santo que se tornou padroeiro da comunidade. São Boaventura ficou na capela durante algum tempo até que a maior parte das pessoas estabelecidas na comunidade se mudassem para a Ilha de Canavieiras, por razões de segurança, devido aos frequentes ataques dos índios e se fixaram às margens do Rio Pardo, bem no lugar onde ele se encontra com as águas do Rio Patipe.

Após a mudança, os moradores da nova vila sentiram a necessidade de erguer uma outra capela, para que o padroeiro, São Boaventura, pudesse ser transferido. Assim foi feito, e a nova capela foi erguida e São Boaventura transferido da capela do Puxim para a Vila de Canavieiras, ficando todos satisfeitos com a transferência, menos o santo.

Reza a lenda, que toda vez que São Boaventura era trazido para a capela da Vila de Canavieiras, ele voltava, andando, pelas areias da praia, ficando os pequenos pés do santo impressos nas areias. Isto aconteceu muitas vezes e, toda a vez que acontecia ele era novamente trazido de volta para a Vila de Canavieiras.

Hoje, São Boaventura reina, soberano, em uma bela igreja que foi especialmente construída para ele, tão bela que é uma das Sete Maravilhas de Canavieiras.


São Boaventura, Padroeiro de Canavieiras - Foto de Cartão Postal




Nenhum comentário:

Postar um comentário