quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Caranguejo-Fantasma nas Praias de Canavieiras

Caranguejo-Fantasma - Ocypode Albicans - Também
 Conhecido por Maria-Farinha na Praia da Costa em
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar 


Nas praias de Canavieiras existe um pequeno caranguejo muito branco que é conhecido por Caranguejo-Fantasma ou Maria-Farinha, mas o seu nome científico é "Ocypode Albicans". Ele vive nas areias secas da praia, bem acima da linha da maré e também nas areias da vegetação praiana.

A sua alimentação é à base de matéria orgânica em decomposição, mas a sua comida preferida são os ovos de tartaruga, não dispensando, o seu principal petisco, que são os pequenos filhotes do referido quelônio.

Eles são muito espertos e fogem quando da aproximação de pessoas e de animais, indo para as suas tocas, que podem chegar, em alguns casos, a até dois metros de profundidade, com diversas galerias e várias saídas.

Eles vivem do sul dos Estados Unidos até o sul do Brasil, portando vivem apenas em zonas quentes, não gostando de climas mais amenos. Quando está frio, ele fica no sol se esquentado e, quando muito quente, ele fica na sua toca.

Para que ele seja visto nas praias de Canavieiras, não é preciso muito esforço, basta caminhar próximo à vegetação e olhar, com atenção, para as tocas ou para as suas proximidades e, com certeza, sem precisar de muita sorte, você poderá admirar vários exemplares.

Também no Rio Pardo, próximo à Ponte do Lloyd, em um ângulo existente no muro do cais, onde há um pequeno depósito de areia branca e fina, os caranguejos-fantasmas fixaram residência, como podemos ver pela quantidade de tocas. Se observarmos, durante o dia, por alguns momentos, quase com certeza eles aparecerão.

Canavieiras ainda é um paraíso da diversidade biológica em sua região de restinga, mas não sabemos até quando, haja visto a destruição dos "habitats" dos animais com a remoção da vegetação praiana.      

Um comentário: