terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras

Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


A Praia da Costa, em Canavieiras, fica na Ilha de Atalaia, bem em frente à Ilha de Canavieiras. Ambas são separadas pelo Rio Patipe, um rio de águas calmas ladeado por infinitos manguezais que dão a este rio uma moldura viva e o embeleza, tornando a sua paisagem uma das mais maravilhosas e marcantes de todo o sul do Estado da Bahia.

Entre as duas ilhas há uma ponte que as une e se harmoniza plenamente com a bela paisagem parasídica, dando um toque todo especial, parecendo que elas (a natureza e a ponte) foram feitas e nasceram de uma só vez.


Praia da Costa , na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Embora seja uma ponte razoavelmente grande, é permitido a passagem, como em todas as cidades turísticas do interior, de pessoas a pé. Isto é muito importante, porque os turistas poderão desfrutar de alguns minutos a mais e apreciar o belo cenário que se descortina da ponte.
       
Já na Ilha de Atalaia, o turista é recepcionado por uma bela e larga avenida, com um canteiro central amplo e com um jardim muito bem cuidado. Neste canteiro central, bem na metade do caminho entre a ponte e a praia, há um grande monumento ao caranguejo-uçá, que além de ser muito abundante nos manguezais da cidade é um dos seus símbolos, pois Canavieiras além de ser a cidade do cacau é também a cidade dos caranguejos.


Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Finalmente, chegando à praia, que fica apenas a alguns minutos da ponte, em uma calma caminhada, podemos apreciar uma das mais belas praias do Brasil e onde a brisa marinha é sempre agradável e refrescante em contraponto com o sol, que está sempre firme e forte no céu.

As águas desta maravilhosa praia são tão normas que torna o banho um dos maiores prazeres a ser curtido durante a permanência neste cenário tão maravilhoso. Não dá vontade de sair de suas águas. E elas são serenas, com ondas longas e compassadas, mas sem nenhum ímpeto que possa tornar perigoso a presença de crianças.


Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


Da praia, se olharmos em direção ao horizonte, podemos ver uma frota de navios e embarcações pesqueiras, desenvolvendo uma das atividades econômicas mais lucrativas da cidade. Bem em frente à costa, há um grande banco de areia, o "Royal Charlotte Bank", que é um dos lugares mais piscosos do mundo e onde o robalo, um dos peixes mais nobres, é abundante.

Além disto, há o merlim azul, de cuja pesca surgiu um campeonato que é um dos mais disputados desta classe e traz muitas embarcações de recreio e iates para o porto de Canavieiras, alavancando o turismo,  e deixando a cidade com ar de competição.


Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar


A Praia da Costa, em Canavieiras, além de todas as maravilhas que ela oferece, ainda dispõe de uma rica e variada flora e fauna, típicas de restinga, com algumas espécies são endêmicas. A variedade é muito grande, bastando apenas um olhar para desfrutar toda esta beleza.

Uma dos horários mais propícios para observar a fauna da região é na parte da manhã, quando está amanhecendo. É nesta hora que os periquitos, papagaios e araras estão em plena atividade, bailando sobre os coqueiros, parecendo que estão dando boas vindas aos turistas.        

Praia da Costa, na Ilha de Atalaia, em Canavieiras
 - Foto de Regis Silbar




Um comentário:

  1. lugar lindo e paradisíaco ,só q nos finais de semana os carros em alta velocidade tomam conta da praia rumo a barra ,num total desrespeito aos banhistas ,policiamento zero

    ResponderExcluir