sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Imagem de São Boaventura da Ilha de Canavieiras





Imagem de São Boaventura - Santo Padroeiro de
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar



A imagem de São Boaventura, santo padroeiro de Canavieiras, foi encontrada, boiando, nas águas tranquilas de uma praia próxima ao povoado do Puxim, na Ilha do Atalaia, segundo relatavam os antigos moradores da região.

Este precioso achado foi entre o final do século XVII e o início do século XVIII, portanto nos primórdios do início da povoação da região do entorno da foz do Rio Pardo por colonizadores provenientes de outras regiões do Estado da Bahia.

Esta imagem, em estilo barroco português, com quase 90 centímetros de altura, é venerada até hoje, com devoção, pelos católicos canavieirenses, que o festejam, com novenas, quermesses e procissão no mês de julho, com as festividades chegando ao apogeu no dia 14, data em que o santo é comemorado.

Devido ao estilol barroco-português da imagem, é provável que ela seja produto do naufrágio de alguma nau da mesma nacionalidade. Outra possibilidade, esta mais remota, é de que a imagem provenha de alguma nau italiana naufragada, mas navios italianos eram raríssimos no litoral brasileiro.         



Nenhum comentário:

Postar um comentário