sábado, 4 de maio de 2013

Flora de Restinga nas Praias de Canavieiras - Parte IV





A flora das restingas das praias de Canavieiras é de uma diversividade muito grande, com belas espécimes que desabrocham flores muito bonitas e outras que, embora não tão bonitas, se harmonizam entre si, formando uma composição que envolve os nossos sentidos.

Às vezes, mesmo frequentando o mesmo lugar há muito tempo, não nos damos conta da beleza que nos envolve e, por este motivo, estamos dando continuidade ao nosso trabalho de divulgar a flora de nossas restingas a todos que por ela se interessa:



Passiflora Edulis

O maracujá, conhecido também como flor-da-paixão, é bem comum na vegetação de beira de praia, logo acima da linha da maré alta, nas ilhas marítimas-fluviais que formam o município de Canavieiras. Mesmo na Ilha de Atalaia, que está semi-urbanizada, o maracujá ainda é muito fácil de ser encontrado.


Para o povo de Canavieiras, isto tem uma grande significação, pois mesmo à revelia das autoridades de plantão, a vegetação a beira-mar ainda continua com uma boa conservação, servindo de moldura para o céu azul e as marolas do mar.


Flor de Maracujá - Passiflora Edulis -  Encontrada
 Entre a Avenida Beira-Mar e a Linha da Maré Alta
 na Ilha de Atalaia em Canavieiras - Foto de Regis 
Silbar  
           

Cyperus Eragrostis

O Cyperus Eragrostis é originário da América do Sul e é muito bem adaptado a terrenos úmidos e, por este motivo, está presente em Canavieiras. No município o seu lugar preferido são as margens do Rio Pardo e de outros rios do município, em lugares bem próximos à linha d'água.

Ele foi levado à Europa como planta ornamental, devido a sua grande beleza rústica, sendo utilizado até hoje em jardins de praças públicas em Portugal. Tornou-se uma planta invasora na Europa e  está presente espontaneamente em relvados e terrenos úmidos.

Cyperus Edulis em Terreno Úmido às Margens
 do Rio Pardo em Canavieiras - Foto de Regis
 Silbar


Solanum Paniculatum

É uma pequena árvore comum no norte e nordeste do Brasil e em regiões tropicais da América do Sul, não alcança altura superior a 5 metros, sendo que 3 metros é a sua altura média. Ela nasce espontaneamente em toda a Ilha de Canavieiras.

É uma planta usada na medicina alternativa e, entre as suas virtudes está a indicação para a cura da impotência sexual. Ela tem muitos nomes populares, entre os quais jurubeba, jurubeba-verdadeira, jupeba, juripeba, jurupeba, geropeba e joá-manso.

Solanum  Paniculatum  -  A  Nossa  Famosa 
Jurubeba - Compõe a Vegetação de Restinga 
nas Ilhas que Formam Canavieiras - Foto de
 Regis Silbar 

                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário