sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Procissão de São Boaventura em Canavieiras




Procissão  de  São Boaventura em Canavieiras,
 Possivelmente no Ano de 1990 - Foto de Sabino
 Primitivo   Estampada  na  Revista  Canavieiras
 100 Anos


São Boaventura foi um filósofo e teólogo medieval nascido no Século XIII e doutor da Igreja Católica. Foi cardeal de Albano e pertenceu à Ordem dos Frades Menores. Foi reconhecido como santo e canonizado em 14 de abril de 1482 pelo Papa Sisto IV.

Ele nasceu em Bagnoregio, na Itália entre 1217 e 1221 e morreu em Lyon, na França, em 15 de julho de 1274.

Em Canavieiras, cidade onde São Boaventura é padroeiro, há muitas festividades no mês de julho, culminando com o dia da comemoração do santo padroeiro.

A festa litúrgica de São Boaventura é comemorada no dia 15 de julho, data de sua morte, mas em Canavieiras, a data é comemorada no dia 14 de julho desde quando da criação da Paróquia de São Boaventura em 11 de abril de 1718.

É em 14 de julho que a magnífica procissão de São Boaventura desfila, lentamente, pelas ruas da cidade, com o Santo Padroeiro sendo transportado em um andor ornamentado de flores e carregado pelos devotos mais fervorosos e acompanhado por uma grande multidão de fieis.

Abrindo a procissão um grande estandarte com a imagem do Santo Padroeiro puxa a multidão que, a passos lentos, anda respeitosamente enquanto observa a imagem do Santo Padroeiro sendo transportada. Também uma grande quantidade de bandeiras litúrgicas e de entidades religiosas segue a procissão.

Esta procissão, que é realizada anualmente, faz parte do calendário turístico da cidade. Além da grandiosa procissão, a comemoração do padroeiro envolve também outras atrações, tais como shows de artistas consagrados, trios elétricos, e barraquinhas com guloseimas regionais típicas.

Se você for, com a sua família, a Canavieiras durante as férias escolares de julho, não deixe de participar das festividades do Santo Padroeiro, inclusive participando da procissão, não importando a sua religião. Desta forma você estará participando de uma das mais antigas tradições culturais e religiosas do Estado da Bahia.        



Nenhum comentário:

Postar um comentário