sexta-feira, 10 de maio de 2013

Canavieiras e o Seu Maravilhoso Conjunto Arquitetônico do Cais do Porto




Prédios na Avenida do Cais do Porto de Canavieiras
 no Ano de 1990  -  Foto de Sabino Primitivo 


Recuperar o maravilhoso patrimônio arquitetônico da fase áurea do cacau da cidade de Canavieiras é a solução, tanto para a própria cidade como também para os seus moradores, já que todos desejam que ela seja um Centro Turístico do nível de Porto Seguro, que é um grande centro a nível nacional.

O Cais do Porto, que no início da década de noventa era quase um cemitério de prédios abandonados, foi todo restaurado, mantendo, nas suas fachadas, quase todas as características originais e é, hoje, um dos principais pontos turísticos da cidade. 


Prédios na Avenida do Cais do Porto de Canavieiras
 no Ano de 1990 - Foto de Sabino Primitivo


Naquele tempo - início da década de 90 - cidade de Canavieiras quase não recebia turista nenhum e quase todos os visitantes eram filhos da cidade que foram tentar a vida em outros lugares e estavam voltando apenas para matar as saudades.

Hoje, embora o fluxo turístico não seja grande o suficiente para que a cidade viva dele, o número de turistas aumentou substancialmente, fazendo com que os hotéis da cidade se multiplicassem, dando emprego para muitos canavieirenses.  


Prédios na Avenida do Cais do Porto de Canavieiras
 no Ano de 1990 -  Foto de Sabino Primitivo


Por isto, todos nós devemos fazer uma severa vigilância para impedir que os prédios históricos da cidade sejam descaracterizados ou destruídos com a complacência de prefeitos e administrados públicos, já que estas pessoas, muitas vezes, não estão preparadas para assumir cargos de grande responsabilidade.

Quando a estrada que unirá Canavieiras à Belmonte estiver concluída, Canavieiras terá um grande impulso no seu turismo, já que muitos turistas, vindos de Porto Seguro com destino a Ilhéus, passarão em Canavieiras e muitos se encantarão e poderão ficar alguns dias na cidade.      


Prédios na Avenida do Cais do Porto de Canavieiras
 no Ano de 1990 - Foto de Sabino Primitivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário