terça-feira, 21 de maio de 2013

Canavieiras, o Rio Pardo, e suas Históricas Pontes e Trapiches de Atracação




Vista Aérea de Canavieiras em Meados da 
Primeira  Metade  do  Século  XX   -  Foto 
Garimpada na Internet de Autor Desconhecido


Canavieiras cresceu, mas pouco mudou no seu centro original, que está localizado no atual Sítio Histórico, às margens do Rio Pardo, o rio que serviu de caminho para a fundação da cidade e para o seu posterior desenvolvimento.

Hoje, ainda, podemos observar, que até mesmo nas margens do Rio Pardo houve poucas modificações, pois em meados da primeira metade do século XX, já existia a Ponte do Lloyd, que recebia os navios de médio porte que transportavam para as grandes capitais brasileiras e para os portos do exterior a grande riqueza da região: o cacau.

Logo a esquerda da Ponte do Lloyd podemos ver, na foto acima, a Ponte da Bahiana, toda feita em madeira, que foi demolida e substituída pelo atual pier, que serve de atracadouro para barcos de turismo e iates que frequentam o litoral da cidade de Canavieiras, a cidade mais simpática do sul da Bahia.

Em frente à atual orla fluvial, onde estão localizados os restaurantes do Sítio Histórico, existia, pelo menos, quatro locais de atracação de embarcações, que hoje em não existem mais. Elas eram muito movimentadas, pois era grande a quantidade de canoas carregadas de cacau que as utilizavam como atracadouros.

Você, que quer conhecer Canavieiras, a Princesinha do Sul, a cidade mais preservada do Sul da Bahia, patrimônio memorável do tempo dos coronéis do cacau, não deixe de passear pela orla do Rio Pardo e se deleitar com as antigas construções que fazem o charme da simpática cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário