sábado, 2 de abril de 2016

As Beatas da Cidade de Canavieiras

Beatas  com  um  Padre   na Escadaria  da Igreja 
Matriz   de   São  Boaventura  em  Canavieiras  - 
Provavelmente  Início  da  Segunda  Metade   do 
Século XX - Foto de Autor Desconhecido


A Igreja Católica sempre teve uma grande influência na vida da comunidade canavieirense, principalmente no século passado, quando as igrejas evangélicas ainda não estavam disseminadas no seio da sociedade, pois só haviam, fora a Igreja Católica, a Assembleia de Deus e a Igreja Presbiteriana, as duas com um círculo restrito de fiéis.

Nesta época a Igreja Católica reinava absoluta na cidade e tinha uma grande quantidade de fiéis que seguiam ordeiramente as recomendações da padre sobre o modo de vida que deveriam seguir, dentro e fora da igreja.

Foi nestas circunstâncias que surgiram as beatas da cidade, principalmente mulheres, que se envolviam espiritualmente com a igreja, formando um exército defensor da fé, que se filiavam às congregações religiosas, principalmente às Filhas de Maria, que foi a mais importante durante muito tempo e ainda continua sendo.

Esse foi um tempo de glórias para a Igreja Católica que tinha um grande número de beatas que movimentavam a cidade em cada festividade religiosa e que organizavam todas as festas da igreja, principalmente a de São Boaventura, o grande padroeiro da cidade.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário