domingo, 3 de abril de 2016

Rua do Brejo no Ano de 1959 - Canavieiras-BA

Rua do Brejo - Canavieiras-BA - Ano de 1959 - 
Foto de Florinda Ribeiro Barbosa 


A Rua do Brejo, em Canavieiras, atualmente conhecida como Rua General Pederneiras, era, na década de cinquenta do século passado, uma rua pavimentada pela natureza, isto é, só areia fina, branca e solta coberta de capim, principalmente do capim-corda, abundante na região.

No meio da rua erguiam-se postes de madeira, onde os compridos fios de eletricidade balançavam ao sabor do vento e levavam a eletricidade às residências para a felicidade dos moradores que, ao anoitecer acendiam as suas lâmpadas para se beneficiarem da tecnologia que a pouco tempo chegara à cidade.

Mas esta felicidade durava pouco, pois às dez horas da noite a luz ia embora depois do terceiro sinal (o sinal era uma rápida piscadela da luz) e todos, neste momento iam providenciar as velas, lamparinas, lampiões e fifós.

Neste tempo a Rua do Brejo era tão calma como ainda hoje continua ser e a monotonia só era quebrada quando haviam os desfiles do Educandário São Boaventura da professora Filuzinha, marcados pelos sons da banda marcial.

Rua do Brejo - Canavieiras-BA - Ano de 
1959 - Foto de Florinda Ribeiro Barbosa



4 comentários:

  1. Namorei muito (até os anos 90, quando casei), nesta casa de cor mais escura, a quarta da esquerda para a direita.

    ResponderExcluir
  2. -Os relatos são reais, nasci em 53 e estava lá quando a luz elétrica chegou pela metade, pois eram alternados os dias pela divisão da cidade em lá em baixo e lá em cima...Lembranças bucólicas, pelo viés da saudade, algumas péssimas lembranças, momentos angustiantes mas de uma serenidade, beleza e harmonia ingênua do período...tudo servindo de alicerce e impulsionamento para que buscássemos uma vida melhor, aprendemos, com o sofrimento a crescer e valorizar os velhos tempos, pessoas muito importantes permaneceram aí, gratidão à algumas que até hoje representam muito na minha vida, significantes no antes e no depois a elas minha eterna bênçãos e gratidão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor estou a procura d. Sonia nunes oliveira dos anjos que morava nessa rua nos anos 50

      Excluir