quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Primeiro Mapa de Canavieiras-BA

Mapa de Canavieiras - Possivelmente o Primeiro - 
Elaborado  pelo  Padre Roberto de Brito Gramacho
 em 1756   -   Documento Público Extraído do Blog 
Gramachos no Brasil 


Em 1741, portanto, na primeira metade do século XVIII, foi nomeado para a paróquia da Freguesia de São Boaventura do Poxim, atual Canavieiras, o padre Roberto de Brito Gramacho. Nesta época não só a igreja como a maior parte da população residia na Vila do Poxim, na ilha do mesmo nome, bem próximo da atual sede do município.

Por falta de mapas de uma grande parte do território brasileiro, o rei de Portugal incentivava que mapas fossem elaborados e encaminhados para Lisboa a fim de que fossem reorganizados para a elaboração de um único mapa do território.

Entre as pessoas encarregadas de tal serviço estavam os padres, já que, nesta época, eles estavam em quase todas as cidades e pequenas vilas. Foi nesta situação que o primeiro mapa de Canavieiras foi elaborado, aliás muito bem elaborado, pois embora pequeno, podemos identificar os pequenos e grandes detalhes de seu litoral.

Neste mapa podemos ver, com clareza a Ilha de Canavieiras, a Ilha de Atalaia, o Rio Pardo, o Rio Patipe, as barras dos rios da região. Além disto tudo está muito bem explicado nas anotações numeradas de um a vinte.

Parabéns padre Roberto de Brito Gramacho que, sem saber deixou um grande legado histórico para a cidade de Canavieiras, a Princesinha do Sul, a mais conservada cidade histórica da Costa do Cacau.

4 comentários:

  1. Prezado (a), parabéns pelo blog, sempre me deparo na pesquisa, e recorro ao mesmo. Gostaria de saber onde posso encontrar esse mapa, gostaria de visualiza-lo em detalhes. Agradeço. Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. O documento original está no Arquivo Histórico Ultramarino, em Portugal. Foi transcrito pelo historiador Inácio Accioli de Cerqueira Silva em “Memórias históricas e políticas da província da Bahia” [com notas de Braz do Amaral], publicado em Salvador, na gráfica do Correio Mercantil, em 1937 (a edição original é de 1835).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!adorei seu blog,Canavieiras tem muitas histórias que precisam ser lembradas e divulgadas.

    ResponderExcluir