segunda-feira, 4 de abril de 2016

Acidente com o Douglas DC 3, Prefixo PP-PBS, da Panair do Brasil, em Canavieiras em 1954

O Douglas DC 3, Prefixo  PP-PBS da Panair do 
Brasil,  Desmontado,  Sendo Transportado Pelas 
Ruas   de   Canavieiras    -   Foto  de  Autor  Não 
Identificado


Numa quarta-feira em 18 de agosto de 1954, uma aeronave DC 3 da Panair do Brasil, prefixo PP-PBS (cn 11744), fabricada nos Estados Unidos da América pela Douglas Aircraft Company, foi acidentado na cidade de Canavieiras, no sul da Bahia.

Este avião foi desmontado e removido, transitando pelas ruas da cidade completamente desmontado sob os olhares de grande parte da população e foi, para todos, uma novidade única, pois foi a primeira vez que aconteceu este desfile inusitado.

Este desfile não aconteceu meramente por acaso, pois poderia nunca ter acontecido. A sorte foi que Canavieiras foi uma das primeiras cidades planejadas da Bahia e do Brasil e onde as ruas são largas o suficiente para um grande avião passar sem nenhuma dificuldade. E foi isto que aconteceu.

Ele foi construído em 1942 e foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1820. Primeiramente fez parte da USAF - United States Air Force - (matrícula 42-68820) e depois foi revendido em 1943, para a Panair do Brasil, na época, a maior companhia de aviação Brasileira. Ele foi um dos 23 DC 3 que voaram pela companhia.

Depois de montado e devidamente recuperado, o avião foi novamente usado pela Panair do Brasil. Depois ele foi vendido para a Transportes Aéreos Nacional, onde obteve o prefixo PP-AKI. Algum tempo depois foi passado para a Real Transportes Aéreos e, finalmente, por despacho datado de 17 de novembro de 1966, publicado no DOU em 03-01-1967 (página 93, seção I) o avião foi transferido para a VARIG.

Posteriormente  ele foi vendido para a Força Aérea Equatoriana - FAE 11747 - que, pouco tempo depois o repassou para TAME - Línea Aérea del Ecuador, onde obteve o prefixo HC-AUY. 

Desde 10 de setembro de 1997 o avião repousa no Museo de la Base Aérea Latacunda em Cotopaxi, Equador.

Esta é a pequena história de um avião que um dia foi acidentado, desmontado, desfilou pelas ruas de Canavieiras, tornou a ser usado e que agora repousa solenemente em um museu aeroviário no Equador, um pequeno país sul-americano na costa do Pacífico.  

Douglas DC 3, Prefixo PP-PBS da Panair
 do Brasil no Aeroporto do Rio de Janeiro

 - Foto Garimpada na Internet

Um comentário:

  1. Emociona o passado contado e visto em fotos nestas histórias. parabéns a quem posta.

    ResponderExcluir