domingo, 22 de abril de 2018

A Construção da Igreja de São Boaventura em Canavieiras

Final da Construção da Igreja de 
São Boaventura em Canavieiras


Durante a construção da Igreja de São Boaventura, em Canavieiras, infelizmente, houveram poucas fotos mas, algumas foram feitas e, por sorte, algumas chegaram até aos nossos dias e, por isto, ainda podemos ver, em parte, alguns detalhes da grande obra que foi realizada na década de trinta do século passado.

A construção da igreja foi custeada pelo povo de Canavieiras, principalmente pelos ricos coronéis do cacau que até então, dominavam a economia da cidade, com os fartos lucros que a cultura do fruto dos deuses lhe proporcionavam.

|Não é segredo para ninguém que a igreja, em dinheiro de hoje, custou muitos milhões de reais ou de dólares, dinheiro não faltava, tanto assim que a igreja foi construída em tempo recorde, para a alegria de todos e para a tristeza da antiga igreja, bem mais antiga, do início do século XIX, que foi demolida logo depois, com o beneplácito da arquidiocese de Ilhéus, o que hoje, equilave, para nós, a uma grande perda.

Mas, mesmo com esta grande perda, a nova Igreja de São Boaventura deixou um grande legado, pois é uma das grandes joias da arquitetura neogótica no sul da Bahia, tão bela quanto a do Convento da Soledade em Ilhéus, outra grande cidade do ciclo do cacau.

Quando você for a Canavieiras, a mais conservada cidade do ciclo do cacau do sul da Bahia, não deixe de visitar a Igreja de São Boaventura, uma joia dos maravilhosos tempos em que a riqueza do cacau dominava a cidade de Canavieiras, a cidade onde foi plantado o primeiro pé de cacau da Bahia.


Final da Construção da Igreja de São 
Boaventura em Canavieiras  

Nenhum comentário:

Postar um comentário