segunda-feira, 9 de abril de 2018

O Sindicato dos Estivadores de Canavieiras - Extinto em 26-07-1968

Professora Dorinha  e  Alunos do Sindicato dos
Estivadores de Canavieiras - Anos 50 ou Início
dos Anos 60 do Século XX  - Foto de Teophilo
Mourranhy


O Sindicato dos Estivadores de Canavieiras já teve os seus dias de glória, quando o Porto Grande, no Rio Pardo, recebia os navios do Lloyd Brasileiro e da Companhia Bahiana de Navegação para receberem, em seus porões, carregamentos de sementes do fruto dos deuses, o cacau.

O Sindicato dos Estivadores era uma entidade muito ativa na cidade, promovendo festas, inclusive religiosas e se dedicando, também, a atividades educacionais, pois mantinha, em suas dependências, uma escola de primeiro grau.

O sindicato funcionava em um prédio na Rua Barão de Cotegipe, conhecida também como Rua da Jaqueira, no Centro Histórico da cidade, bem próximo ao Cais do Porto, no Rio Pardo, onde os navios atracavam.

O Sindicato dos Estivadores funcionou enquanto os navios frequentavam com assiduidade o Porto Grande, no Rio Pardo, mas quando as estradas de rodagem começam a operar com segurança, o porto foi desativado e o sindicato entrou em colapso.

A Carta de Reconhecimento do Sindicato dos Estivadores de Canavieiras foi cassada pelo Ministério do Trabalho por despacho datado de 29 de dezembro de 1967 e publicado no Diário Oficial da União em uma sexta-feira, dia 26 de julho de 1968, na página 16 da Secção 1, decretando, assim, o fim oficial da entidade, que já não tinha mais razão de existir.


O Prédio Onde Funcionou o Sindicato dos
Estivadores de Canavieiras, em Seu Estado
 Atual
    







Nenhum comentário:

Postar um comentário