sábado, 28 de abril de 2018

Rua da Jaqueira, em Canavieiras, a Rua da Felicidade Eterna, Enquanto Durou

Ruínas  do  Bar  Três  Irmãos  no  Térreo  e
da Boate Irajá no Sobrado - Rua da Jaqueira
 - Canavieiras-BA  


A Rua da Jaqueira, em Canavieiras, já teve os seus dias de glória na década de sessenta do século passado, quando a prostituição movimentava os seus cabarés, boates, bares e pensões de alta rotatividade.

Nesta época, Canavieiras ainda vivia do dinheiro abundante das safras de cacau e, este dinheiro, atraía muitas mulheres da cidade e também de outras cidades que almejavam ficar com uma parte dele e, como não sabiam fazer outra coisa, faziam o que todos sabem fazer muito bem: sexo.

A mais famosa boate da Rua da Jaqueira era a Boate Irajá, que ficava em um sobrado de esquina, tendo embaixo do seu piso o Bar Três Irmãos, que vivia principalmente do movimento existente na boate. Eram muitos os clientes, o que gerava um grande lucro para o bar.

Nesta boate as meninas eram meninas de luxo, que trajavam roupas longas e sapatos de saltos altos e, por isto, ela era frequentada por senhores de maior poder aquisitivo, principalmente os filhos dos coronéis, que se iniciam nos prazeres do sexo com as mais experientes e belas moças que exerciam a profissão na cidade.


Antiga  Pensão São Jorge 
que funcionou  na Rua da 
Jaqueira - Canavieiras-BA


Mas nem só de Boate Irajá vivia a Rua da Jaqueira. Naqueles áureos tempos do cacau, havia também outros locais que participavam da farra, como a Pensão São Jorge, que alugava os seus quartos por períodos de uma hora, o suficiente para que o deleite fosse completo.

Também haviam os bares que se espalhavam pela rua, já que na Rua da Jaqueira ficava o Sindicato dos Estivadores com um grande número de associados, pois o Porto Grande, no Rio Pardo, recebia muitos navios para levarem, em seus porões, as cargas de sementes de cacau e outros produtos da cidade que eram exportados.

De noite a alegria era geral, tudo parecia uma festa, com as meninas procurando os seus clientes e os clientes procurando as suas meninas. Tudo durou até acabar a farra do cacau com a aparição da praga da Vassoura de Bruxa, que deixou a cidade sem nenhum dinheiro. 

As meninas foram embora deixando Canavieiras "a ver navios", procurando novos mercados onde o dinheiro não faltasse tanto como estava faltando na cidade. Hoje em dia a Rua da Jaqueira nada lembra o que foi no passado.


Rua da Jaqueira  com as  Ruínas da Boate
 Irajá em Primeiro Plano - Canavieiras-BA
 - Foto de Regis Silbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário