sábado, 28 de abril de 2018

Uma Dama da Sociedade nos Primórdios do Século XX em Canavieiras

Luiza  Ribeiro Barbosa  com  15
anos - Foto de 1903 por Nicolau
G. da Silva - Cannavieiras


Canavieiras, no final do século XIX e início do século XX era uma terra onde os famosos coronéis do cacau reinavam absolutos em quase todos os sentidos, suas palavras eram leis e todos, todos mesmo, obedeciam sem hesitação ou ...

Nesta época o luxo imperava na cidade, quase tudo era importado da Europa e nos salões se reuniam as pessoas mais importantes da cidade - os coronéis - com as suas respectivas famílias para usufruírem as delícias da vida.

Nesta cidade - Canavieiras - onde a riqueza e a pobreza viviam lado a lado, se destacavam aqueles que eram os mais ricos, os que tinham mais influência e os que ostentavam a maior riqueza. Tudo era uma forma de poder e tinham aqueles que se destacavam entre todos os demais.

No final do século XIX e início do século XX, a família Ribeiro era uma das mais poderosas da cidade e uma forma de ostentar o poder era através de fotografias, uma raridade em pequenas cidades do Brasil, tanto pelo custo, como também pela ausência de profissionais competentes que exercessem a atividade.

Luiza Ribeiro Barbosa, uma das damas da sociedade canavieirense no início do século XX, ao completar 15 anos, tirou esta foto, devidamente vestida com a última moda de Paris. Esta foto de autoria do fotógrafo Nicolau G. da Silva é um documento raro da época, onde os diamantes e o cacau enriqueceram Canavieiras que, com o dinheiro fácil foram levantados os principais pontos turísticos da cidade: o Cais do Porto, A Prefeitura Municipal e a Cadeia Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário