sábado, 28 de abril de 2018

Maria da Jaqueira - Rua da Jaqueira - Canavieiras-BA


Rua da Jaqueira - Canavieiras-BA -
Foto de Regis Silbar 


Era uma vez uma moradora da atual Rua Barão de Cotegipe, em Canavieiras, no início do século XX, que se chamava Maria e tinha uma bela e frondosa jaqueira plantada na calçada em frente à janela de sua casa. 

Por causa desta bela e frondosa jaqueira, que dava muitos frutos, ela era conhecida por todos como Maria da Jaqueira, em alusão à grande árvore frutífera que crescia  na calçada em frente à sua residência.

Só tinha um problema, ela não gostava da alcunha e, por isto, em um ataque de fúria, ela contratou uma pessoa para cortar a jaqueira, pois ela pensava que, sem a jaqueira, ela não poderia mais ser chamada de Maria da Jaqueira.

Foi um ledo engano, pois ao cortar a jaqueira, foi deixado um toco com a raiz e, por isto, ela passou a ser conhecida como Maria do Toco, o que aumentou mais ainda a sua ira com o novo apelido. Ela ficava possessa ao ser chamada de Maria do Toco.

Passado um tempo ela mandou tirar o toco juntamente com a raiz que, por ser muito volumosa, deixou na calçada um grande buraco que não foi possível tapar, de imediato, por falta de entulho suficiente para fazer o aterramento completo do local.

Ela ficou feliz, pois agora ninguém a poderia chamá-la Maria do Toco, mas o que ela não previu, é que os vizinhos começariam a chamá-la Maria do Buraco da Jaqueira. Sua fúria aumentou muitas vezes e ela mandou fechar o buraco com bastante terra para que não ficasse nenhuma lembrança do buraco onde estava a raiz da árvore.

Não demorou muito tempo para que ela passasse a ser conhecida como Maria do Buraco Tapado. Ela não sabia mais o que fazer, mas pensou que o antigo apelido, Maria da Jaqueira, não era tão feio assim, em comparação com o último, Maria do Buraco Tapado.

Era a solução: ela plantou novamente uma jaqueira na calçada em frente à sua janela e todos voltaram a chamá-la Maria da Jaqueira e ela ficou muito feliz , não porque a jaqueira fosse uma árvore que dava bons frutos, mas porque ela se livrou do outro apelido, Maria do Buraco Tapado.

Esta é a história da Rua da Jaqueira, em Canavieiras, que logo depois, teve uma movimentada vida noturna, que a deixou muito famosa na cidade.

Hoje, a Rua da Jaqueira se chama Barão de Cotegipe, mas ela ainda é conhecida e lembrada como Rua da Jaqueira, graças à Maria da Jaqueira, uma ilustre personagem do início do século XX.   

Um comentário: