terça-feira, 24 de setembro de 2019

Cachoeira do Tombo de Areia em Pau Brasil - Antigo Território de Canavieiras

Rio Pardo e a Cachoeira do Tombo de Areia - Pau
Brasil-BA -  Antigo Território de Canavieiras  - Foto
de L. Garcia em 1919


Canavieiras, a Princesinha da Costa do Cacau, já teve, em épocas passadas, um vasto território que deu origem a muitos municípios e, entre eles está o município de Pau Brasil, que em em 19 de abril de 1962 foi desmembrado de Canavieiras.

Pau Brasil nasceu com o nome de Povoado de Santa Rosa e foi fundado em 1936 em uma área de Floresta Atlântica propícia à cultura do cacau e com muitas árvores de pau-brasil em seu território.

O Rio Pardo que deságua no Oceano Atlântico banha o município e, nesta região específica, há muitas corredeiras e cachoeiras e, entre as quais a Cachoeira do Tombo de Areia.

A Cachoeira do Tombo de Areia é uma das principais atrações turísticas da cidade e, atualmente, para se chegar até ela basta seguir por uma estrada encascalhada.

Essa cachoeira já chamava bastante atenção por sua beleza desde os tempos em que foi descoberta, inclusive, tendo o fotógrafo L. Garcia a imortalizado através de sua arte  no ano de 1919.           




3 comentários:

  1. Porque nao se ver uma reportsgem sobre essa cachoeira-ou cChoeiras dexde eu menino ouvir falar desse loval muito falado na época e já tem mais de secenta anos e nunca vi uma reportagem falando que

    ResponderExcluir
  2. Gileno Ribeiro Da Silva está feito o meu comentário

    ResponderExcluir