domingo, 22 de setembro de 2019

O Avião Dornier Wal do Kondor Syndicate no Rio Pardo, em Canavieiras, Para Reabastecimento

Hidroavião alemão Dornier Wal estacionado para
reabastecimento  no  Rio Pardo  em novembro de
1927 - Canavieiras-BA



Em Canavieiras, devido às tranquilas águas do Rio Pardo e ao importante porto que existia na cidade, onde navios de porte deixavam grandes quantidades de combustíveis em seus depósitos, a cidade era um ponto de referência para o abastecimento de aeronaves, tanto as que percorriam os céus do Brasil como também as procedentes do exterior.

Uma destas aeronaves era o hidroavião alemão Dornier Wal que, em 1927 amerrissou no Rio Pardo para se abastecer de combustível e continuar a voar até o seu destino final, que era a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil.

Este avião pertencia a companhia aérea alemã Kondor Syndicate que, depois de algum tempo, teve a sua ramificação brasileira nacionalizada com o nome de Sindicato Condor que, posteriormente passou a se chamar Serviços Aéreos Cruzeiros do Sul que foi comprada e depois de certo tempo incorporada à VARIG.

Foram fabricadas cerca de 300 aeronaves deste modelo que voaram em todos os continentes e tiveram uma longa duração em vida útil e percorreram milhares de quilômetros até se aposentarem definitivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário