sábado, 21 de setembro de 2019

O Carroceiro e o Decadente Cais do Porto de Canavieiras na Década de Setenta do Século XX

Cais do Porto - Esquina da Rua do Brejo - Década de
Setenta  -  Em Primeiro Plano Casa das Sete Portas -
Canavieiras-BA



Canavieiras a Princesinha da Costa do Cacau, nem de longe lembra a decadência por que passou o seu Cais do Porto na década de setenta do Século XX. Era de se dar pena, com o casario hoje centenário, em condições lastimáveis, com pinturas corroídas pelo tempo  e com um ar de abandono que era visto por todos e todos nada faziam para melhorar a aparência dos prédios que hoje são considerados históricos e são uma preciosidade dos tempos em que o cacau fazia a riqueza da cidade.

Nestes tempos ainda passavam muitas carroças com os seus carroceiros levando cargas e transportando mercadorias, fazendo com que a cidade ainda mantivesse a aparência de uma cidade que o tempo não deixou passar os anos.

Na década de setenta a cidade ainda não dispunha de um número suficiente de carros e, como o Cais do Porto era o ponto onde ainda se concentrava a maior parte do movimento da cidade, uma grande parte da população ia para lá a pé ou então de carona em alguma carroça que ia apanhar mercadorias no Cais do Porto, já que ainda, neste tempo, o tráfego de canoas era muito grande e eles traziam uma grande parte da produção das fazendas para o consumo da população da cidade.

Agora, em pleno Século XXI, com o Cais do Porto revitalizado, o local se tornou um grande ponto de interesse turístico da cidade, com um sem número de bares e restaurantes e com um pequeno museu particular, onde todos podem entrar sem nada pagar e aproveitar o momento para comprar alguma lembrança nas lojinhas que ficam dentro do museu.

Quando você for a Canavieiras, com certeza irá visitar o seu Cais do Porto, um lugar que nos remete ao passado, onde os coronéis do cacau desfilavam com os seus ternos importados de Paris e onde, também, havia o outro lado, com dezenas de barqueiros e carregadores de cacau exibindo as suas roupas rotas e trabalhando de sol a sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário