quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Tradições de Canavieiras - A Baiana do Acarajé

Baiana do Acarajé - Praia da Costa - Ilha de Atalaia
 - 1990 - Canavieiras-BA - Foto de Sabino Primitivo



Uma das tradições mais vivas de Canavieiras é a Baiana do Acarajé. Ela se veste solenemente com uma roupagem de origem africana, envolta em colares, pulseiras e outros adereços e um torço cobrindo os cabelos, geralmente da cor branca, em sua cabeça.

Essa personagem é  muito abundante em Salvador, capital da Bahia, mas em Canavieiras ela também tem a sua presença garantida, vendendo os quitutes tradicionais de origem africana, principalmente o acarajé.

É claro que, com o tempo, as coisas mudam e, hoje em dia, muitas baianas do acarajé, já não se vestem com as vestimentas tradicionais, mas, mesmo assim, continuam a vender seus saborosos acarajés.

O acarajé é feito com feijão fradinho sem a pele externa, cebola e sal. Depois ele é fritado em azeite de dendê e, para quem gosta, muita pimenta misturada com o recheio, que pode ser vatapá, camarão seco, caruru e outras coisas mais, à gosto de freguês.

Quando você for a Canavieiras, não deixe de saborear um bolinho de acarajé, que geralmente começa a ser vendido ao entardecer. Mas não se esqueça da pimenta, ela é deliciosa neste petisco.


Baiana do Acarajé - Anos Iniciais do
Século XX 







Nenhum comentário:

Postar um comentário