quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Pesca, os Barcos de Pesca e Canavieiras


Barcos de Pesca Ancorados no Rio Pardo, no Centro
 Histórico, emCanavieiras - Foto de Regis Silbar


Canavieiras é uma ilha e também uma cidade. Canavieiras, a cidade, estava localizada, até o início da década  de 80  do século passado, somente na Ilha de Canavieiras, que é banhada pelos Rios Pardo, Cipó e Patipe. Após a construção da ponte sobre o Rio Patipe, que foi inaugurada em 1983, ligando a Ilha de Canavieiras à Ilha de Atalaia, a parte urbana da cidade de Canavieiras se estendeu, também, para a Ilha de Atalaia, que é banhada pelos Rios Pardo e Patipe e pelo Oceano Atlântico.

Ora, com tanta água assim, Canavieiras deveria ter, pelo menos uma atividade a ela ligada. E tem. E esta atividade é a pesca, que é exercida por grande parte de sua população e, por este motivo, a frota de barcos de pesca da cidade é muito grande, dando emprego a muita gente. 


Barcos de Pesca Ancorados no Rio Pardo, no Centro
 Histórico, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


É claro que outro motivo também está relacionado ao grande desenvolvimento desta atividade, pois só a água não é motivo suficiente para tal, porque em alguns lugares há muita água e a pesca não é desenvolvida e pode até não existir, por ausência do principal: o peixe.

O motivo desta piscosidade é o Royal Charlotte Bank, uma grande plataforma submarina, com uma extensão de 50 milhas e que está localizada a 24 milhas da costa, onde há um grande refluxo de corrente marinha, fazendo com que os cardumes se dirijam a este local, favorecendo, assim, a atividade pesqueira. 

  
Barcos de Pesca Ancorados no Rio Pardo, no Centro
 Histórico, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Canavieiras, portanto, é um grande centro pesqueiro, com mais de uma centena de barcos de pesca, sem contar as pequenas embarcações. Tudo isto é muito positivo pois, não tendo a cidade outra grande atividade que cumpra o seu papel empregador de mão-de- obra, a pesca cumpre esta função.

É claro que a atividade pesqueira não se limita apenas à pesca propriamente dita, pois emprega muita gente, que em terra dá apoio logístico a esta atividade, tais como fabricação de gelo, confecção de redes de pesca e muitas outras coisas mais. 

Barcos de Pesca Ancorados no Rio Pardo, no Centro
 Histórico, em Canavieiras, Próximos à Passarela do 
Robalo -  Foto de Regis Silbar


Restaurantes dos grandes centros, tais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte se abastecem diretamente na cidade ou em Ilhéus, com os peixes pescados em Canavieiras. Assim, eles podem oferecer aos seus clientes peixes de qualidade e com preços razoáveis.

Em Canavieiras também são servidos, em seus restaurantes, os peixes que são pescados na cidade, preparados das mais variadas formas, do jeito que todo turista gosta, com muito leite de coco e azeite de dendê e, aos que preferem, com uma pimenta bem ardidinha.     


Barcos de Pesca Ancorados no Rio Pardo,  no Centro
 Histórico, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Quando você visitar Canavieiras, separe um dia para praticar a pesca em alto-mar, que é muito divertido e emocionante, principalmente se for a sua primeira vez. Há iates que podem ser alugados para esta atividade esportiva, mas se prepare porque não é muito barato.

Entretanto, se você não se importar, prepare uma varinha de pesca e vá para a Ponte do Lloyd pescar, que também é divertido e não custa nada e, além disto, você poderá apreciar o por do Sol em uma das Sete Maravilhas de Canavieiras.

Barcos  Ancorados  no  Rio  Pardo, no Centro
 Histórico, Próximo à Imagem de Iemanjá, em 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Barco de Pesca Navegando no Rio Pardo, em
 Canavieiras - Foto de Regis Silbar 







Nenhum comentário:

Postar um comentário