domingo, 16 de setembro de 2012

Os Coqueirais de Canavieiras

Coqueiral na Praia da Costa na Ilha de Atalaia - 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Não há nada mais belo e maravilhoso do que os coqueirais de Canavieiras. Na praia, se olharmos para um ponto qualquer, os coqueirais estão lá, firmes, graciosos e com as suas folhagens balançando, embalados pela brisa marinha, parecendo um desfile estático de escolas de samba.

Eles estão bem próximos à areia da praia, bem próximos aos manguezais, em qualquer lugar da terra firme e beirando às margens dos rios. Eles estão, realmente, em todos os lugares, dando vida, participando e enobrecendo a paisagem, que com eles se torna muito mais bela.  


Coqueiral na Praia da Costa na Ilha de Atalaia - 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


De manhã, bem cedo, quando a madrugada está dando adeus, os coqueirais de Canavieiras servem de ponto de apoio para milhares de pássaros coloridos que cantam, namoram e dão o ar de sua graça, maravilhando, com os seus sons, os nossos ouvidos e nos dando um presente para aos nossos olhos.

À tarde, um programa inesquecível é observar, da areia da praia, o sol se deitando no horizonte, entre os coqueiros dos vastos coqueirais que cobrem toda a Ilha de Atalaia. Enquanto o sol vai desaparecendo, os tons de amarelo, laranja e avermelhado vão se mesclando, parecendo um céu de conto de fadas.   


Por do Sol Entre Coqueiros na Praia da Costa na Ilha
 de Atalaia em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Durante o dia, com o sol a pino e com a ausência quase total de árvores na praia, os coqueirais nos fornecem aquela sombra que alivia o corpo, dando aquela sensação de bem estar. Mas nada é comparável aquela água de coco, geladinha, que nos hidrata melhor do que a água.

Mas, nem só a praia é pontilhada por coqueiros, pois toda a ilha, inclusive o seu lado oposto, onde estão os manguezais, os coqueiras estão sempre presentes, embelezando e dando um toque especial ao lugar, além de servir de palco para os pássaros que habitam o lugar. 


Coqueiro Carregado de Frutos na Praia do Patipe na
 Ilha de Atalaia em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Embora esteja presente em todo o Brasil, embelezando as suas costas, o coqueiro, conhecido cientificamente pelo nome de Cocos nucifera, não tem oficialmente, a sua origem definida, pois diversas teorias o dão como nativo da região penisular do Sudeste Asiático, enquanto outras o dão como nativo do Nordeste do Brasil.

Mas nada disto importa, o que importa mesmo, é que o coqueiro e os cocos estão presentes em Canavieiras: na praia, nos doces, nos licores, nos bolos, nas muquecas e nas bancas que vendem água de coco. O coco é uma delícia e Canavieiras é mais ainda. Visite Canavieiras 

Coqueiral em Ilha à Margem do Rio Pardo Próximo
 à sua Foz em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Nenhum comentário:

Postar um comentário