terça-feira, 25 de setembro de 2012

O Navio Canavieiras da Companhia Bahiana de Navegação

O Navio Canavieiras da Companhia Bahiana de 
Navegação - Foto de Autor Não Identificado


Canavieiras, a Princesinha do Sul, a cidade mais maravilhosa do sul da Bahia, já foi nome de navio, e de um navio que navegou em toda a costa baiana e em muitos outros estados do Brasil, transportando pessoas e mercadorias pois, até meados do século passado, o país não dispunha de malha rodoviária ligando a maior parte das cidades do país e, assim, o transporte era feito quase que exclusivamente através de navios.

A Companhia Bahiana de Navegação, que era a proprietária do navio Canavieiras, foi fundada em 1819, através da iniciativa e capitais privados,  quando ainda o Brasil fazia parte do Reino Unido Portugal, Brasil e Algarves. Esta companhia era uma das maiores do Brasil, navegando em todo o litoral brasileiro e para o exterior, sempre transportando cargas e passageiros.

Este navio tem muita estória para contar, fazendo parte, inclusive, do famoso livro Mar Morto, de Jorge Amado, onde Guma e seu Valente, salva o Canavieiras de um naufrágio.


Em Canavieiras, o navio atracava no Cais da Bahiana, no Rio Pardo e, como sempre, deixava as mercadorias  necessárias e levava sacas e mais sacas de grãos de cacau para serem industrializados em outras paragens. A piaçava, que era outra grande cultura da cidade, também era levada pela embarcação.

Logo depois do golpe militar de 1964, a Companhia Bahiana de Navegação foi alvo, por parte do governo, de novas diretrizes de transporte, o qual deu prioridade ao transporte rodoviário, visando aumentar a demanda da então nascente indústria automobilística nacional. A companhia então ficou com o seu raio de ação reduzido à Baia de Todos os Santos no Recôncavo Baiano e ficou a um passo do fim.

O navio Canavieiras, foi retirado do tráfego no ano de 1962 e, alguns anos depois, em 1965, foi dada a  baixa definitiva do seu registro (PROC.S.65/12761).    




Um comentário:

  1. È MUITO TRISTE VER A HISTÓRIA DA BAHIA SER TÃO DESTRUÍDA E AVILTADA DESSA MANEIRA TRISTE BAHIA!!!

    ResponderExcluir