quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Monumento ao Caranguejo em Canavieiras

Monumento ao Caranguejo - Ilha de Atalaia - 
Canavieiras - Foto de Regis Silbar


O Monumento ao Caranguejo, na Ilha de Atalaia, está para Canavieiras assim como o Cristo Redentor, guardadas as devidas proporções, está para o Rio de Janeiro ou a Estátua da Liberdade está para a cidade de Nova Iorque.

O caranguejo-uçá, também denominado uçá, caranguejo-verdadeiro, catanhão ou uçaúna, é um crustácio, denominado cientificamente ucides cordatus, cuja uma de suas duas subespécies habita o litoral que vai da Flórida até o sul do Brasil e que é denominada ucides cordatus cordatus.

O caranguejo-uçá é tão importante para Canavieiras que para ele foi estabelecido o Festival Nacional do Caranguejo, que é festejado em todo o mês de novembro. Este festival é uma delícia, pois os pratos preparados com os caranguejos são os mais variados possíveis, indo dos mais tradicionais até às mais novas criações. Mas o que é inigualável é a muqueca de caranguejo, com muito leite de coco e azeite de dendê.

O monumento é muito bonito e é um ponto obrigatório de parada para a seção de fotos que todo o turista gosta de tirar para levar de lembrança e mostrar aos amigos, parentes e colegas de trabalho.

Apenas uma coisa, relacionada ao monumento, entristece muito os moradores da cidade: a sua depredação frequente por vândalos inconsequentes, que são pessoas sem o mínimo respeito com a coisa alheia  e que deveriam estar atrás das grandes e pagar financeiramente pelos prejuízos que cometeram ou cometem.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário