segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Prefeitura Municipal de Canavieiras

Fachada Frontal da Prefeitura Municipal de Canavieiras
 - Uma das Sete Maravilhas da Cidade - Centro Histórico
 - Foto de Regis Silbar


A Prefeitura Municipal de Canavieiras, no Estado da Bahia, é um prédio de construção neoclássica, de linhas sóbrias e está localizado na Praça da Bandeira, no Centro Histórico, entre as margens do Rio Pardo e a praça onde está localizada a Igreja de São Boaventura.

Ele foi projetado, construído e inaugurado no século XIX, quando a cidade de Canavieiras era a cidade mais rica do Estado da Bahia, devido a conjugação de dois fatores: a cultura do cacau e o garimpo de diamantes no Rio Salobro, afluente do Rio Pardo.


Fachada Traseira da Prefeitura Municipal de Canavieiras
 na Praça da Bandeira - Centro Histórico - Foto de Regis
 Silbar


O prédio foi projetado pelo arquiteto e urbanista espanhol Adolfo Morales de los Rios y Garcia de Pimentel, que foi contratado em 1895 especialmente para este fim. Este arquiteto era um dos mais destacados do país naquele período, com obras em diversas capitais do nordeste e no Rio de Janeiro, então capital federal.

Com o projeto pronto, ficou constatado a inviabilidade  de sua execução, não devido a erro de projeto, mas por falta de recursos do município, já que a maior parte do dinheiro da cidade era drenado para a capital, Salvador, para sustentar a burocracia local.



Fachada Lateral da Prefeitura Municipal
 de Canavieiras na Praça da Bandeira - 
]Centro Histórico - Foto de Regis Silbar


No ano seguinte, foi contratado o engenheiro Arthur Navarro,  com a incumbência de simplificar o projeto para caber dentro das limitações financeiras do município. Ele pouco mudou no projeto original, deixando-o praticamente igual ao feito pelo arquiteto espanhol. A principal mudança foi feita na cúpula, que foi abolida. Outras modificações foram feitas, conforme a seguir:

Foram abolidos os telhados laterais em cada extremidade frontal do prédio; na fachada principal, ao invés de uma janela estreita no andar térreo e uma larga acima, foram reprojetadas duas janelas largas, tanto no andar térreo como no andar superior; na parte da estrutura, entre as extremidades e a porta principal central da construção, onde originalmente foram projetadas três janelas estreitas, tanto no térreo como no andar superior, ficaram no lugar duas janelas largas, em cada um dos dois pavimentos. 



Fachada Frontal da Prefeitura Municipal de Canavieiras
 na
 Praça da Bandeira - Centro Histórico - Foto de
 Regis Silbar


Quando da inauguração da antiga intendência, hoje Prefeitura Municipal de Canavieiras, no final do século XIX, no ano de 1900, a Praça da Bandeira era um imenso descampado, onde o areal era pontilhado por ramificações de capim-cipó, o capim que mais brotava nos areais de Canavieiras.

Em 1979, portanto, antes do colapso do cacau pela vassoura-de-bruxa, o prédio neoclássico da prefeitura teve a sua última grande reforma, quando ele foi praticamente reconstruído, permanecendo, entretanto, com a sua estrutura externa original que, de tão bela, é uma das Sete Maravilhas de Canavieiras.

Hoje em dia, a Praça da Bandeira está totalmente arborizada, emoldurando a prefeitura e encantando todos que olham para o ponto onde está erguida a Prefeitura Municipal de Canavieiras.


Placa Informativa Posta ao Lado da Prefeitura 
Municipal de Canavieiras - Foto de Regis Silbar





Nenhum comentário:

Postar um comentário