segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Povoado de Atalaia em Canavieiras

Rua Principal  do Povoado de Atalaia, na Ilha de
 Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar


O povoado de Atalaia, um lugar singelo, tranquilo e pacato, na parte sul da Ilha de Atalaia, é um povoado que fica a apenas poucos quilômetros da cidade de Canavieiras, sede do município, e a ela é ligada por uma ponte fluvial e uma estrada de terra.

Neste povoado, é como se o tempo tivesse parado no espaço, pois tudo se passa tão lentamente que a própria lentidão é mais rápida do que o tempo que separa o nascer do pôr do sol. Só o som das ondas quebra a monotonia da ausência de sons que reina sobre o povoado.   


Rua  Principal  do  Povoado  de  Atalaia,  Ilha  de 
Atalaia, em Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar


Embora ainda seja um povoado, Atalaia, em pouco tempo, o deixará de ser, pois, com a construção da Ponte sobre o Rio Patipe e a transformação da Praia da Costa em um bairro urbanizado da cidade, o povoado será engolido, em breve, pela cidade de Canavieiras, e irá se transformar em um novo bairro da cidade.

Ir ao Povoado de Atalaia é um programa imperdível, pois lá se encontra a Igreja de Santo Antônio, uma das  Sete Maravilhas de Canavieiras, com imagens santas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição, as duas no mais puro estilo barroco baiano.


Jangada na Praia de Atalaia, no Povoado de Atalaia, na
 Ilha de Atalaia, em Canavieiras - Foto de Regis Silbar   


Além de tudo, o Povoado de Atalaia, dispõe de uma praia, denominada Praia de Atalaia, que é uma das mais belas e selvagens da Ilha de Atalaia. Ela, a praia, é de uma intensa beleza, com uma vegetação absolutamente selvagem, indo o verde até quase ao encontro das ondas. Vale a pena conhecê-la.

Ainda no Povoado de Atalaia, há uma festividade, no mês de janeiro, que é a "Puxada do Mastro de São Sebastião". O mastro é um tronco, todo enfeitado, que vem de Canavieiras até o povoado, e lá, é fincado em frente à Igreja de Santo Antônio, tudo isto em meio a uma grande festividade.



Igreja de Santo Antônio, uma das Sete Maravilhas 
de  Canavieiras  -  Povoado  de  Atalaia  -  Ilha  de
 Atalaia - Canavieiras-BA - Foto de Regis Silbar





Nenhum comentário:

Postar um comentário