quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Canavieiras e as Rodas de Capoeira

Roda de Capoeira em Associação Localizada no 
Cais  do  Rio Pardo  -  Canavieiras-BA  -  Foto de 
Regis Silbar


Canavieiras, no Estado da Bahia, é uma cidade turística e histórica, cheia de tradições e festas seculares e, entre estas tradições, está a capoeira, que é uma mistura de dança e luta de origem africana e que nasceu e se desenvolveu no Estado da Bahia, principalmente no Recôncavo e nas cidades da Região Cacaueira do Sul da Bahia.  

Os turistas, quando visitam Canavieiras, ficam encantados com as rodas de capoeira que proliferam na cidade. O som do berimbau é como se fosse uma magia em um ritmo alucinante que embevece os ouvidos e purifica a alma.

Uma das associações de capoeira mais frequentadas é a ACAZ, que fica à beira do cais do Rio Pardo, no Centro Histórico da cidade. Lá, frequentemente, podemos admirar as rodas de capoeira, com os seus jogadores embalados pelo berimbau.

Os mestres de capoeira, organizam, ensinam e também jogam capoeira com os seus alunos e outros mestres, passando a arte, com os seus traquejos, aos rapazes e moças interessados em continuar com a tradição. Canavieiras é uma festa. Conheça Canavieiras.        


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário