terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Lavra de Diamantes no Rio Salobro em Canavieiras no Século XIX

Lavra de Diamantes no Rio Salobro em Canavieiras
 no Século XIX - Foto de Arquivo Pessoal


Canavieiras, no Século XIX, vivia o auge do frenesi da garimpagem dos diamantes do Rio Salobro, afluente do Rio Pardo, bem próximo à cidade, que na época já era um grande produtor e exportador de cacau, que chegava em barcas das fazendas até o Porto Grande, próximo à foz do Rio Pardo.

Nesta época, Canavieiras borbulhava de pessoas vindas dos mais diversos rincões do país, todas procurando a riqueza fácil e imediata que só uma grande e puríssima pedra de diamante pode proporcionar ao felizardo que a encontrar.

Foi no final do Século XIX e início do Século XX que Canavieiras se viu inundada de dinheiro, proveniente da garimpagem de diamantes e da cultura do cacau, que na época alcançava grandes preços nos mercados internacionais.

E foi com este dinheiro fácil que a cidade se embelezou, dando início às construções da Prefeitura Municipal e da Cadeia Pública, bem como as primeiras residências dignas dos coronéis do cacau que, nesta época, começavam a se proliferar na região.

A Igreja de São Boaventura é uma das últimas grandes obras financiadas com o dinheiro fácil da lavra dos diamantes no Rio Salobro, sendo ela uma das mais belas construções religiosas de todo o sul da Bahia.

Há de se notar que a riqueza desta época foi canalizada tão e somente para os grandes capitalistas da cidade, ficando, os garimpeiros, que trabalhavam sem parar sob o sol quente e rodeado de insetos atormentadores, com a menor parte do lucro auferido e, em alguns casos, sem nada.

Os garimpeiros trabalhavam diretamente nas águas do Rio Salobro, recolhendo o cascalho com as suas bateias para, depois, verificarem se alguma pedra de valor ficou ali, aguardando ser recolhida para fazer a sua felicidade.

Muitas pedras de alto valor foram encontradas. Fortunas foram feitas e muito sangue correu pelas águas do rio. A cidade cresceu rapidamente. O progresso chegou junto com a confusão causada pelos desordeiros comuns em todo garimpo. Finalmente as pedras acabaram e o garimpo chegou ao fim.     

2 comentários:

  1. 💎 Área de Minério de Diamantes – Busca por Parcerias:

    - Localizada no Mato Grosso – Brasil (350 km de Cuiabá).
    - Área hoje com exploração: 10.000 hectares.
    - Área a ser explorada: + 9.000 hectares.
    - Todas as licenças e documentações em dia.
    - 100% legalizada incluindo opção de certificado Kimberley.
    - Esta sendo extraído hoje:
    * 73% de diamantes destinados para gemas.
    * 27% de diamantes destinados para indústria.
    - O proprietário busca parceiro para investir em nova planta e produção para os restantes dos 9.000 hectares.
    - Luva de R$ 1.500.000,00. (Negociável).
    - Proposta de parceria:
    * 70% para o investidor.
    * 30% para o proprietário.

    ☎️ WhatsApp: +55 35 9.8429-9938

    ResponderExcluir